...A pontuação é a respiração da frase e minha frase respira assim. E se você me achar esquisita, respeite também. Até eu fui obrigada a me respeitar! ...
Mostrando postagens com marcador TEXTOS LINDOS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador TEXTOS LINDOS. Mostrar todas as postagens

domingo, 6 de novembro de 2011

CUIDE DO SEU FALAR

Antes de falar… Escute…
Antes de escrever… Pense…
Antes de gastar… Ganhe…
Antes de julgar… Espere…
Antes de orar… Peça perdão… E também perdoe…
Antes de desistir… Tente…



Certa vez, um homem tanto falou que seu vizinho era ladrão, que o vizinho
acabou sendo preso.

Algum tempo depois, descobriram que era inocente.

O rapaz foi solto, após muito sofrimento e humilhação, e processou o
homem.

No tribunal, o homem disse ao juiz:
- Comentários não causam tanto mal…

E o juiz respondeu:

- Escreva os comentários que você fez sobre ele num papel.
Depois pique o papel e jogue os pedaços pelo caminho até sua casa.
Amanhã, volte para ouvir a sentença!

O homem obedeceu e voltou no dia seguinte, quando o juiz disse:
- Antes da sentença, terá que catar os pedaços de papel
que espalhou ontem!

- Não posso fazer isso, meritíssimo! -respondeu o homem.
- O vento deve tê-los espalhado por tudo quanto é lugar
e já não sei onde estão!

Ao que o juiz respondeu:

- Da mesma maneira, um simples comentário que pode destruir a honra de
um homem, espalha-se a ponto de não podermos mais
consertar o mal causado.
Se não se pode falar bem de uma pessoa,
é melhor que não diga nada!


 “Sejamos senhores de nossa língua, para não sermos escravos de
nossas palavras”.

Nunca se esqueça:

Quem ama não vê defeitos…
Quem odeia não vê qualidades…
No entanto, o verdadeiro amigo vê as duas coisas.

Sejamos senhores de nossas linguas para não sermos, escravos de nossas palavras!…
No mundo sempre existirão pessoas que que vão te amar pelo que você é…
e, outras vão te odiar pelo mesmo motivo.

Acostume-se!…

Quem ama não vê defeitos… Quem odeia não vê qualidades…
E, quem é amigo… vê as duas coisas!…

Preste atenção em seus pensamentos, pois eles se tornarão palavras.
Preste atenção em suas palavras, pois elas se tornarão atos.
Preste atenção em seus atos, pois eles se tornarão hábitos.
Presta atenção em seus hábitos, pois eles moldarão seu caráter.
Preste atenção em seu caráter, pois ele determinará seu DESTINO!…
Mesmo que haja contrariedades ou adversidades, lute…
Supere tudo, e seja feliz…

(Autor desconhecido)

sábado, 16 de julho de 2011

CONTROLANDO O ESTRESSE



CONTROLANDO O ESTRESSE


Em uma conferência, ao explicar para a platéia a forma de controlar o estresse, o palestrante levantou um copo com água e perguntou:

- "Qual o peso deste copo d'água? "

As respostas variaram de 250g a 700g.

O palestrante, então, disse:

- "O peso real não importa. Isso depende de por quanto tempo você segurar o copo levantado. Se o copo for mantido levantado durante um minuto, isso não é um problema. Se eu mantenho ele levantado por uma hora, eu vou acabar com dor no braço. Mas se eu ficar segurando um dia inteiro, provavelmente eu vou ter cãibras dolorosas e vocês terão de chamar uma ambulância."

E ele continuou:
- "E isso acontece também com o estresse e a forma como controlamos o estresse. Se você carrega tua carga por longos períodos, ou o tempo todo, cedo ou tarde a carga vai começar a ficar incrivelmente pesada e, finalmente, você não será mais capaz de carregá-la. Para que o copo de água não fique pesado, você precisa colocá-lo sobre alguma coisa de vez em quando e descansar antes de pegá-lo novamente Com nossa carga acontece o mesmo. Quando estamos refrescados e descansados nós podemos novamente transportar nossa carga."

Em seguida, ele distribuiu um folheto contendo algumas formas de administrar as cargas da vida, que eram:

1 * Aceite que há dias em que você é o pombo e outros em que você é a estátua.

2 * Mantenha sempre tuas palavras leves e doces, pois pode acontecer de você precisar engolir todas elas.

3 * Só leia coisas que faça você se sentir bem e ter a aparência boa de quem está bem, caso você morra durante a leitura.

4 * Dirija com cuidado. Não só os carros apresentam defeitos e têm recall do fabricante.

5 * Se não puder ser gentil, pelo menos tenha a decência de ser vago.

6 * Se você emprestar $200 para alguém e nunca mais ver essa pessoa, provavelmente valeu a pena pagar esse preço para se livrar dessa má pessoa.

7 * Pode ser que o único propósito da tua vida seja servir de exemplo para os outros.

8 * Nunca compre um carro que você não possa manter.

9 * Quando você tenta pular obstáculos lembre que está com os dois pés no ar e sem nenhum apoio.

10 * Ninguém se importa se você consegue dançar bem. Para participar e se divertir no baile, levante e dance, pronto.

11 * Uma vez que a minhoca madrugadora é a que é devorada pelo pássaro, durma até mais tarde sempre que puder.

12 * Lembre que é o segundo rato que come o queijo - o primeiro fica preso na ratoeira. Saiba esperar.

13 * Lembre, também, que sempre tem queijo grátis nas ratoeiras.

14 * Quando tudo parece estar vindo na tua direção, provavelmente você está no lado errado da estrada.

15 * Aniversários são bons para você. Quanto mais você tem, mais tempo você vive.

16 * Alguns erros são divertidos demais para serem cometidos só uma vez.

17 * Podemos aprender muito com uma caixa de lápis de cor. Alguns têm pontas aguçadas, alguns têm formas bonitas e alguns são sem graça. Alguns têm nomes estranhos e todos são de cores diferentes, mas todos são lápis e precisam viver na mesma caixa.

18 * Não perca tempo odiando alguém, remoendo ofensas e pensando em vingança. Enquanto você faz isso a pessoa está vivendo bem feliz e você é quem se sente mal e tem o gosto amargo na boca.

19 * Quanto mais alta é a montanha mais difícil é a escalada. Poucos conseguem chegar ao topo, mas são eles que admiram a paisagem do alto e fazem as fotos que você admira dizendo "queria ter estado lá".

20 * Uma pessoa realmente feliz é aquela que segue devagar pela estrada da vida, desfrutando o cenário, parando nos pontos mais interessantes e descobrindo atalhos para lugares maravilhosos que poucos conhecem.

"Portanto, antes de voltarem para casa, depositem sua carga de trabalho ou as cargas da vida, no chão. Não carreguem isso para sua casa. Amanhã é um novo dia e vocês podem voltar e pegá-las; porém, com mais tranquilidade."

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O PRINCÍPIO DO VAZIO

Tens o hábito de juntar objetos inúteis acreditando que um dia (não sabes quando) vais necessitar deles?


Tens o hábito de juntar dinheiro sem gastá-lo, pois imaginas que ele poderá faltar no futuro?

Tens o hábito de guardar roupas, sapatos, móveis, utensílios domésticos e outras coisas que já não usas há muito tempo?

E dentro de ti?...

Tens o hábito de guardar raivas, ressentimentos, tristezas, medos e outros sentimentos negativos?

Não faças isso!

Vai contra a tua prosperidade!

É preciso deixar um espaço, um vazio para que novas coisas cheguem à tua vida.

É preciso se desfazer do inútil que há em ti e em tua vida para que a prosperidade possa acontecer.

A força deste vazio é que atrairá e absorverá tudo o que desejas.

Se acumulares objetos e sentimentos velhos e inúteis não terás espaço para novas oportunidades.

Os bens necessitam circular. Limpe as gavetas, os armários, o depósito, a garagem… A mente…

Doe tudo aquilo que já não usas…

A atitude de guardar um monte de coisas inúteis só acorrenta a tua vida.

Não são só os objetos guardados que paralisam a tua vida.

Eis o significado da atitude de guardar: quando se guarda, se considera a possibilidade de falta, de carência…

Acredita-se que, amanhã, poderá faltar e que não haverá maneira de suprir as necessidades…

Com esse pensamento, estás enviando duas mensagens ao teu cérebro e à tua vida:

A de que não confias no amanhã;

E que o novo e o melhor NÃO são para ti…

Por isso te alegras guardando coisas velhas e inúteis!

Até o que já perdeu a cor e o brilho...

Deixa entrar o novo em tua casa…

E dentro de ti…

Boa sorte!

 texto: Joseph Newton

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Uma colaboração (não um conselho) pra você

Quando eu for bem velhinha, espero receber a graça de, num dia de domingo, me sentar na poltrona da biblioteca e, bebendo um cálice de vinho do Porto, dizer a minha neta: - Querida, venha cá. Feche a porta com cuidado, sente-se aqui do meu lado. Tenho umas coisas para te contar. E assim, dizer apontando o indicador para o alto: - O nome disso não é conselho, isso se chama colaboração! Eu vivi, ensinei, aprendi, caí, levantei e cheguei a algumas conclusões. E agora, do alto dos meus anos, quero dividir com você. Por isso, vou colocar mais ou menos assim: - É preciso coragem para ser feliz. Seja valente. Siga sempre o seu coração. Para onde ele for, seu sangue, suas veias e seus olhos também irão. E satisfaça seus desejos. Esse é seu direito e obrigação. Entenda que o tempo é um paciente professor que irá te fazer crescer, mas a escolha entre ser uma grande menina ou uma menina grande, vai depender só de você. Tenha poucos e bons amigos. Tenha filhos. Tenha um jardim. Aproveite sua casa, mas viaje ...vá a Fernando de Noronha, ao Pantanal... Cuide bem dos seus dentes. Experimente, mude, corte os cabelos. Não corra o risco de envelhecer dizendo "ah, se eu tivesse feito..." Tenha uma vida rica de vida. E de verdade, acima de tudo! Viva romances de cinema, contos de fada e casos de novela. E tome sempre conta da sua reputação, ela é um bem inestimável. Porque, sim, as pessoas comentam, reparam e, se você der chance, elas inventam também detalhes desnecessários. Se for se casar, faça por amor. Não faça por segurança, carinho ou status. A sabedoria convencional recomenda que você se case com alguém parecido com você, mas isso pode ser um saco! Prefira a recomendação da natureza, que com a justificativa de otimizar os genes da reprodução, sugere que procure alguém diferente... Mas para ter sucesso nessa questão, acredite no olfato e desconfie da visão. É o seu nariz quem diz a verdade quando o assunto é paixão. Se o casamento não der certo opte pela vida. Faça do fogão, do pente, da caneta e do papel seus instrumentos de criação. Leia, pinte, desenhe, escreva. E, por favor, dance, dance, dance até o fim, senão por você, o faça por mim. Compreenda seus pais. Eles te amam para além da sua imaginação, sempre fizeram o melhor que puderam e sempre o farão. Cultive os bons amigos. Eles são a natureza ao nosso favor e uma das formas mais raras de amor. Não cultive as mágoas - porque se tem uma coisa que eu aprendi nessa vida é que um único pontinho preto num oceano branco deixa tudo cinza. Era isso minha querida. Agora é a sua vez. Por favor, encha mais uma vez minha taça e me conte: - Como vai você? Crônica de Maria Sanz Martins, revista AG. Esta linda crônica eu conheci através do programa MAIS VOCÊ de Ana Maria Braga e o programa iria acabar lindamente como sempre acaba,quando Ana Maria Braga aproveitou o final do “Mais Você” desta quarta-feira (23) para se defender de uma matéria que está na capa da revista “Quem” desta semana. A apresentadora desmentiu a informação de que seu casamento com o empresário Marcelo Frisoni teria terminado por conta de seu envolvimento com o dançarino Renato Zóia, professor da loira no quadro “Dança dos Famosos”. * **************************************
* Fiquei triste ao assistir o programa, ver a Ana Maria chorando me fez relembrar de quantas vezes também já sofri com fofocas e difamações a meu respeito. * Não estou aqui para defender a Ana, mesmo por que ela já acionou o advogado dela e em breve(tenho fé) que tudo estara resolvido. Mas o que me causa tamanha indignação é ver o quanto as pessoas fazem de tudo para prejudicar seus semelhantes. No caso da Ana o motivo maior é o fato dela ser uma pessoa famosa e qualquer fofoca a respeito dela publicada nessa revista vai ajudar nas vendas.
*M Mas será que é necessário agir dessa forma? Que prazer existe em denegrir e difamar uma pessoa? Não importam os motivos, isso é atitude de gente baixa, sem caráter, que usa de artifícios sujos e que sabem o preço que pagam por essas atitudes e mesmo assim agem dessa forma só pelo prazer de ver a pessoa sendo injustiçada.
* Como eu disse, eu já passei por isso também, na época me fez muito mal, tive problemas de saúde,por que não sou dessas de tirar satisfações e nem tento provar o contrário daquilo que fui julgada. Deixei o tempo dizer...Mostrar.
* Hoje, passado algum tempo já vejo as verdades apontando como um dedo na testa daqueles que acreditaram na mentira que contaram ao meu respeito. Da mesma forma que não sei tirar satisfações, eu também não sei perdoar. Não consigo perdoar uma pessoa que se dizia minha amiga e confiou na mentira de outra pessoa e me fez sofrer.
Assim como eu também não perdoarei NUNCA a pessoa que causou tudo isso, a mentirosa e fofoqueira. *
O tempo passa, as verdades aparecem,e eu espero que a Ana consiga sair bem desse momento que esta deixando ela triste.
Espero que isso não atrapalhe o trabalho lindo que ela faz no programa,sempre tentando ajudar as pessoas e me fazendo chorar um monte quando ela realiza os sonhos de pessoas que tiveram suas vidas afetadas por tragédias. Quer conferir? Assista AQUI

domingo, 13 de junho de 2010

O dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o na rua: - Sr. Bilac, estou precisando vender o meu sítio, que o senhor tão bem conhece. Será que o senhor poderia redigir o anúncio para o jornal? Olavo Bilac apanhou o papel e escreveu. " Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeirão. A casa banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranqüila das tardes, na varanda ". Meses depois, topa o poeta com o homem e pergunta-lhe se havia vendido o sítio. Nem penso mais nisso, -disse o homem- quando li o anúncio é que percebi a maravilha que tinha!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Como esta a minha janela?

Um casal, recém-casados mudou-se para um bairro muito tranqüilo. Na primeira manhã que passavam na casa, enquanto tomavam café, a mulher reparou através da janela em uma vizinha que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido: - Que lençóis sujos ela está pendurando no varal! Está precisando de um sabão novo. Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!
* O marido observou calado. Alguns dias depois, novamente, durante o café da manhã, a vizinha pendurava lençóis no varal e a mulher comentou com o marido: - Nossa vizinha continua pendurando os lençóis sujos! Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas! *
E assim, a cada dois ou três dias, a mulher repetia seu discurso, enquanto a vizinha pendurava suas roupas no varal. Passado um mês a mulher se surpreendeu ao ver os lençóis muito brancos sendo estendidos e, empolgada, foi dizer ao marido: - Veja, ela aprendeu a lavar as roupas, Será que a outra vizinha ensinou? *
O marido calmamente respondeu: - Não, hoje eu levantei mais cedo e lavei os vidros da nossa janela!
* E assim é: tudo depende da janela através da qual observamos os fatos. Antes de criticar, verifique seus próprios defeitos e limitações.
Devemos olhar, antes de tudo, para nossa própria casa, para dentro de nós mesmos.
Lave sua vidraça.
Abra sua janela.
(autor desconhecido)

quinta-feira, 3 de junho de 2010

TUDO é AMOR!

Tudo é amor... Vida - É o Amor existencial. Razão - É o Amor que pondera. Estudo - É o Amor que analisa. Ciência - É o Amor que investiga. Filosofia - É o Amor que pensa. Religião - É o Amor que busca Deus. Verdade - É o Amor que se eterniza. Ideal - É o Amor que se eleva. Fé - É o Amor que se transcende. Esperança - É o Amor que sonha. Caridade - É o Amor que auxilia. Fraternidade - É o Amor que se expande. Sacrifício - É o Amor que se esforça. Renúncia - É o Amor que se depura. Simpatia - É o Amor que sorri. Altruísmo - É o Amor que se engrandece. Trabalho - É o Amor que constrói. Indiferença - É o Amor que se esconde. Desespero - É o Amor que se desgoverna. Paixão - É o Amor que se desequilibra. Ciúme - É o Amor que se desvaira. Egoísmo - É o Amor que se animaliza. Orgulho - É o Amor que enlouquece. Sensualismo - É o Amor que se envenena. Vaidade - É o Amor que se embriaga. Finalmente, o ódio, que julgas ser a antítese do Amor, não é senão o próprio Amor que adoeceu gravemente. Autor: A.Luiz
* Neste fim de semana prometo que estarei respondendo todos os comentários que recebi esta semana em minhas postagens! Também estarei visitando os blogs dos amigos que sempre costumo visitar,tá!
Não esqueci de vocês NÃO viu! É que esta semana estou na correria estudando muito.
A todos,que sempre estão aqui e comentam, um abraço carinhoso!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Ser feliz ou ter razão

"Ser feliz ou ter razão?" Oito da noite, numa avenida movimentada. O casal já está atrasado para jantar na casa de uns amigos. O endereço é novo e ela consultou no mapa antes de sair. Ele conduz o carro. Ela orienta e pede para que vire, na próxima rua, à esquerda. Ele tem certeza de que é à direita. Discutem. percebendo que além de atrasados, poderiam ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado. Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno. Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados. Mas ele ainda quer saber: - Se tinha tanta certeza de que eu estava indo pelo caminho errado, devia ter insistido um pouco mais... E ela diz: - Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite! Moral da história: Esse fato foi contado por uma empresária, durante uma palestra sobre simplicidade no trabalho. Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente, de tê-la ou não. Diante disso me pergunto: 'Quero ser feliz ou ter razão?' E lembrei de um outro pensamento parecido, diz o seguinte: “Nunca se justifique.
Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."

quarta-feira, 5 de maio de 2010

MAGIA DO DEDO ANULAR

Você sabe por que o anel de compromisso é usado no quarto dedo? Existe uma lenda chinesa que pode explicá-lo de maneira bonita e muito convincente…. Os polegares representam os pais. Os indicadoresos representam seus irmãos e amigos. O dedo médio representa você mesmo. O dedo anular (quarto dedo) representa o seu esposo/a. O dedo mindinho representa os filhos. Agora, primerio junte as suas mãos, palma com palma, depois una os dedos médios de forma que fiquem os nós com os nós e voltados para dentro das mãos… depois encoste as pontas dos dedos restantes… Assim você terá os polegares, os indicadores, os anulares e os mindinhos encostados pelas pontas, e os médios voltados para dentro. (como na foto) Agora tente separar de forma paralela os polegares (representam os pais). Você perceberá que se abrem, porque seus pais não estão destinados a viver com você até o dia de sua morte.Una-os de novo. Agora tente separar da mesma maneira os dedos indicadores (representam os seus irmãos e amigos), você perceberá que também se abrem porque eles se vão, e têm destinos diferentes, como casar-se e ter filhos. Tente agora separar da mesma forma os dedos mindinhos (representam os seus filhos). Estes também se abrem porque os seus filhos crescem e quando já não precisem de você, se vão. Una-os de novo. Finalmente, trate de separar os seus dedos anulares (o quarto dedo que representa o seu companheiro/a) e você se surpreenderá ao ver que simplesmente não consegue separá-los. Isso acontece porque um casal está destinado a permanecer unido até o último dia de sua vida. E é por isso que o anel é usado neste dedo. Esta é uma dica de lótus para te dar boa sorte!
UM. Dê às pessoas mais do que esperam receber e faça-o com alegria. DOIS. Case-se com um homem/mulher com quem goste de conversar. Conforme envelheça o seu sentido para conversar enriquecer-se-á como qualquer outro. TRÊS. Não acredite em tudo o que ouvir, não gaste tudo o que tem e não durma tanto quanto queira. QUATRO. Quando disser ‘amo você', diga-o com um sentimento profundo. CINCO. Quando disser ‘sinto muito' olhe a pessoa nos olhos. SEIS. Permaneça comprometido pelo menos seis meses antes de se casar... SETE. Acredite no amor à primeira vista. OITO. Nunca caçoe dos sonhos dos outros. As pessoas que não têm sonhos, não têm muito. NOVE. Ame profunda e apaixonadamente. Você pode sair ferido, mas é a única maneira de viver a vida plenamente. DEZ. Em desavenças, lute de maneira justa. Não cite nomes. ONZE. Não julgue as pessoas pelos seus familiares. DOZE. Fale com calma e pense rápido. TREZE . Quando alguém lhe faz uma pergunta que não queira responder, sorria e pergunte-lhe por que quer saber isso. CATORZE. Lembre-se de que um grande amor e grandes desafios sempre envolvem um grande risco. QUINZE. Diga ‘saúde’, quando ouvir alguém espirrar. DEZESSEIS. Quando perder, não perca a lição. DEZESSETE. Lembre-se dos três R´s: Respeito por você mesmo; Respeito pelos outros e Responsabilidade por todos os seus atos. DEZOITO. Não permita que uma pequena briga machuque uma grande amizade. DEZENOVE. Quando perceber que cometeu um erro, aja imediatamente para corrigi-lo. VINTE. Sorria quando atender ao telefone para responder a uma chamada, a pessoa que chama poderá senti-lo em sua voz. VINTE E UM. Passe algum tempo sozinho. E SEJA FELIZ! MUITO FELIZ!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Sobre Simplicidade e Sabedoria

Sobre Simplicidade e Sabedoria (Rubem Alves) Pediram-me que escrevesse sobre simplicidade e sabedoria. Aceitei alegremente o convite sabendo que, para que tal pedido me tivesse sido feito, era necessário que eu fosse velho. Os jovens e os adultos pouco sabem sobre o sentido da simplicidade. Os jovens são aves que voam pela manhã: seus vôos são flechas em todas as direções. Seus olhos estão fascinados por 10.000 coisas. Querem todas, mas nenhuma lhes dá descanso. Estão sempre prontos a de novo voar. Seu mundo é o mundo da multiplicidade. Eles a amam porque, nas suas cabeças, a multiplicidade é um espaço de liberdade. Com os adultos acontece o contrário. Para eles a multiplicidade é um feitiço que os aprisionou, uma arapuca na qual caíram. Eles a odeiam, mas não sabem como se libertar. Se, para os jovens, a multiplicidade tem o nome de liberdade, para os adultos a multiplicidade tem o nome de dever. Os adultos são pássaros presos nas gaiolas do dever. A cada manhã 10.000 coisas os aguardam com as suas ordens (para isso existem as agendas, lugar onde as 10.000 coisas escrevem as suas ordens!). Se não forem obedecidas haverá punições. No crepúsculo, quando a noite se aproxima, o vôo dos pássaros fica diferente. Em nada se parece com o seu vôo pela manhã. Já observaram o vôo das pombas ao fim do dia? Elas voam numa única direção. Voltam para casa, ninho. As aves, ao crepúsculo, são simples. Simplicidade é isso: quando o coração busca uma coisa só. Jesus contava parábolas sobre a simplicidade. Falou sobre um homem que possuía muitas jóias, sem que nenhuma delas o fizesse feliz. Um dia, entretanto, descobriu uma jóia, única, maravilhosa, pela qual se apaixonou. Fez então a troca que lhe trouxe alegria: vendeu as muitas e comprou a única. Na multiplicidade nos perdemos: ignoramos o nosso desejo. Movemo-nos fascinados pela sedução das 10.000 coisas. Acontece que, como diz o segundo poema do Tao-Te-Ching, “as 10.000 coisas aparecem e desaparecem sem cessar.“ O caminho da multiplicidade é um caminho sem descanso. Cada ponto de chegada é um ponto de partida. Cada reencontro é uma despedida. É um caminho onde não existe casa ou ninho. A última das tentações com que o Diabo tentou o Filho de Deus foi a tentação da multiplicidade: “Levou-o ainda o Diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a sua glória e lhe disse: ‘Tudo isso te darei se prostrado me adorares.’“ Mas o que a multiplicidade faz é estilhaçar o coração. O coração que persegue o “muitos“ é um coração fragmentado, sem descanso. Palavras de Jesus: “De que vale ganhar o mundo inteiro e arruinar a vida?“ (Mateus 16.26). O caminho da ciência e dos saberes é o caminho da multiplicidade. Adverte o escritor sagrado: “Não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne“ (Eclesiastes 12.12). Não há fim para as coisas que podem ser conhecidas e sabidas. O mundo dos saberes é um mundo de somas sem fim. É um caminho sem descanso para a alma. Não há saber diante do qual o coração possa dizer: “Cheguei, finalmente, ao lar“. Saberes não são lar. São, na melhor das hipóteses, tijolos para se construir uma casa. Mas os tijolos, eles mesmos, nada sabem sobre a casa. Os tijolos pertencem à multiplicidade. A casa pertence à simplicidade: uma única coisa. Diz o Tao-Te-Ching: “Na busca do conhecimento a cada dia se soma uma coisa. Na busca da sabedoria a cada dia se diminui uma coisa.“ Diz T. S. Eliot: “Onde está a sabedoria que perdemos no conhecimento?“ Diz Manoel de Barros: “Quem acumula muita informação perde o condão de adivinhar. Sábio é o que adivinha.“ Sabedoria é a arte de degustar. Sobre a sabedoria Nietzsche diz o seguinte: A palavra grega que designa o sábio se prende, etimologicamente, a sapio, eu saboreio, sapiens, o degustador, sisyphus, o homem do gosto mais apurado. A sabedoria é, assim, a arte de degustar, distinguir, discernir. O homem do saberes, diante da multiplicidade, precipita-se sobre tudo o que é possível saber, na cega avidez de querer conhecer a qualquer preço. Mas o sábio está à procura das coisas dignas de serem conhecidas. Imagine um bufê: sobre a mesa enorme da multiplicidade, uma infinidade de pratos. O homem dos saberes, fascinado pelos pratos, se atira sobre eles: quer comer tudo. O sábio, ao contrário, para e pergunta ao seu corpo: De toda essa multiplicidade, qual é o prato que vai lhe dar prazer e alegria? E assim, depois de meditar, escolhe um... A sabedoria é a arte de reconhecer e degustar a alegria. Nascemos para a alegria. Não só nós. Diz Bachelard que o universo inteiro tem um destino de felicidade. O Vinícius escreveu um lindo poema com o título de “Resta...“ Já velho, tendo andado pelo mundo da multiplicidade, ele olha para trás e vê o que restou: o que valeu a pena. “Resta esse coração queimando como um círio numa catedral em ruínas...“ “Resta essa capacidade de ternura...“ “Resta esse antigo respeito pela noite...“ “Resta essa vontade de chorar diante da beleza...“.
Vinícius vai, assim, contando as vivências que lhe deram alegria. Foram elas que restaram. As coisas que restam sobrevivem num lugar da alma que se chama saudade.
A saudade é o bolso onde a alma guarda aquilo que ela provou e aprovou.
Aprovadas foram as experiências que deram alegria.
O que valeu a pena está destinado à eternidade.
A saudade é o rosto da eternidade refletido no rio do tempo.
É para isso que necessitamos dos deuses, para que o rio do tempo seja circular.
“Lança o teu pão sobre as águas porque depois de muitos dias o encontrarás...“ Oramos para que aquilo que se perdeu no passado nos seja devolvido no futuro. Acho que Deus não se incomodaria se nós o chamássemos de Eterno Retorno: pois é só isso que pedimos dele, que as coisas da saudade retornem. Ando pelas cavernas da minha memória. Há muitas coisas maravilhosas: cenários, lugares, alguns paradisíacos, outros estranhos e curiosos, viagens, eventos que marcaram o tempo da minha vida, encontros com pessoas notáveis. Mas essas memórias, a despeito do seu tamanho, não me fazem nada. Não sinto vontade de chorar. Não sinto vontade de voltar. Aí eu consulto o meu bolso da saudade. Lá se encontram pedaços do meu corpo, alegrias. Observo atentamente, e nada encontro que tenha brilho no mundo da multiplicidade. São coisas pequenas, que nem foram notadas por outras pessoas: cenas, quadros: um filho menino empinando uma pipa na praia; noite de insônia e medo num quarto escuro, e do meio da escuridão a voz de um filho que diz: “Papai, eu gosto muito de você!“; filha brincando com uma cachorrinha que já morreu (chorei muito por causa dela, a Flora); menino andando à cavalo, antes do nascer do sol, em meio ao campo perfumado de capim gordura; um velho, fumando cachimbo, contemplando a chuva que cai sobre as plantas e dizendo: “Veja como estão agradecidas!“ Amigos. Memórias de poemas, de estórias, de músicas. Diz Guimarães Rosa que “felicidade só em raros momentos de distração...“ Certo. Ela vem quando não se espera, em lugares que não se imagina. Dito por Jesus: “É como o vento: sopra onde quer, não sabes donde vem nem para onde vai...
“ Sabedoria é a arte de provar e degustar a alegria, quando ela vem.
Mas só dominam essa arte aqueles que têm a graça da simplicidade.
Porque a alegria só mora nas coisas simples . "

quarta-feira, 10 de março de 2010

A PEDRA

O distraído nela tropeçou...
O bruto a usou como projétil.
O empreendedor, usando-a, construiu.
O camponês, cansado da lida, dela fez assento.
Para meninos, foi brinquedo.
Drummond a poetizou.
Já, Davi, matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no HOMEM!
Não existe "pedra" no seu caminho, que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

" O tempo é muito lento para os que esperam.
Muito rápido para os que tem medo.
Muito longo para os que lamentam.
Muito curto para os que festejam.
Mas, para os que amam, o tempo é eterno!"

domingo, 1 de novembro de 2009

Amigo é casa

Amigo é feito casa, que se faz aos poucos e com paciência, pra durar pra sempre. Mas é preciso ter muito tijolo e terra, preparar reboco, construir tramelas. Usar a sapiência de um João-de-barro que constrói com arte a sua residência. Ah, que o alicerce seja muito resistente que às chuvas e aos ventos possa então a proteger.

.

E há que fincar muito jequitibá e vigas de jatobá, e adubar o jardim e plantar muita flor, toiceiras de resedás… Não falte um caramanchão pros tempos idos lembrar, que os cabelos brancos vão surgindo que nem mato na roceira que mal dá pra capinar… E há que ver os pés de manacá cheios de sabiás, sabendo que os rouxinóis vão trazer arrebóis. Choro de imaginar! Pra festa da cumieira não faltem os violões! Muito milho ardendo na fogueira e quentão farto em gengibre, aquecendo os corações.

.

A casa é amizade construída aos poucos e que a gente quer com beira e tribeira, com gelosia feita de matéria rara e altas platibandas, com portão bem largo que é pra se entrar sorrindo nas horas incertas, sem fazer alarde, sem causar transtorno. Amigo que é amigo, quando quer estar presente faz-se quase transparente, sem deixar-se perceber.

.

Amigo é pra ficar. Se chegar, se achegar, se abraçar, se beijar, se louvar, bendizer… Amigo a gente acolhe, recolhe e agasalha e oferece lugar pra dormir e comer. Amigo que é amigo não puxa tapete, oferece pra gente o melhor que tem e o que nem tem. Quando não tem, finge que tem, faz o que pode. E o seu coração… reparte que nem pão. (Capiba / Hermínio Bello de Carvalho)

Vamos fazer um pacto? Eu não te abandono Mesmo que passem os anos E outros caminhos a gente venha seguir Amiga, vamos fazer um trato? Estejamos nós aonde for Nossa amizade vai continuar. Amiga, vamos nos comprometer Fazer diferente do que outros fazem, Não vamos deixar nossa amizade morrer. Isso não é impossível, Talvez seja necessário Um pouco mais de esforço. Mas pra te ter ao meu lado, Há de valer a pena, Afinal devemos lembrar Pra quem contaremos nossos segredos Ou quem mais os manterá? E quem além de nós Conhece mais os nossos medos? E se eu brigar com alguém, Quem me consolará? E se perderes teu amor, Em qual ombro vais chorar? Amiga, vamos fazer um trato? Ficarmos sempre lado a lado Porque preciso no futuro Ao olhar fotos do passado Ter comigo a certeza Que mesmo que tenha A minha vida mudado O melhor aconteceu Te tive sempre do meu lado. Vamos ?!
*Este texto lindo eu vi no blog da Elaine Gaspareto, e assim como ela eu dedico a todas as pessoas que passam por aqui.

domingo, 13 de setembro de 2009

Há algo de enfadonho e perigoso nas pessoas muito certinhas.
Naquelas cuja fala não tem graves nem agudos, só médios.
Nas que nunca desafinam, e ficam sem saber dos acordes interessantes que podem existir entre uma dissonância e outra. Pessoas retas demais, dessas que parecem ter quatro lados idênticos, não encaram uma curva do meio do caminho.
Mas também jamais derrapam.
O que poderia, de vez em quando, levá-las a lugares inesperadamente bons. É preciso cuidado com pessoas que nunca gritam.
Que jamais arriscam um palavrão.
Um bom palavrão na hora certa é bálsamo para o coração em ebulição. Levante a mão quem já foi assim. Pessoas exageradamente arrumadas são viciadas no ton sur ton.
Estão sempre a salvo, protegidas do erro.
Contam com a aprovação do bando, mas acabam por se mesclar com qualquer fundo, qualquer estampa. Ficam invisíveis.
E como geralmente não lembram onde puseram suas cabeças, precisam de alguém que as ajude a encontrá-las depois. Dá vontade de suspirar ver sapato combinando com cinto.
De desanimar de vez, se bolsa ou gravata entram no arranjo. Quem faz isso destoa é do mundo, incerto e múltiplo por definição. Não existe graça alguma em quem não quis, ao menos uma vez na vida, morrer de amor.
E não pode haver verdade em alguém que nunca contou uma mentirinha sequer. Deve-se desconfiar de quem tem sala de estar igualzinha à da revista de decoração.
De quem não tem pelo menos um armário bagunçado.
De quem tem criança e não tem brinquedo espalhado pela casa.
De quem faz tudo certo no trabalho. Quem é assim, levante a mão. Se for capaz. Divertido mesmo é quem divide, provoca, bota pra quebrar.
Quem não vibra no uníssono do bom senso comum.
Quem ama alto e chora mais alto ainda.
Quem faz, todos os dias, alguma coisa de um jeito diferente. Para ficar mais interessante (desde que não comprometa saúde, segurança ou sentimento dos outros), gente precisa ter, vez por outra, um quê de desatino, uma pitada de desequilíbrio, um desejo de contravenção, uma certa dose de malandragem. Senão, lá na frente, não terá valido a pena. Agora, vamos lá. Levante a mão quem um dia quer ser assim.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

"Quando eu era pequena, acreditava no conceito de uma melhor amiga. Depois, como mulher, descobri que se você permitir que seu coração se abra, você encontrará o melhor em muitas amigas.
.
É preciso uma amiga quando você está com problemas com os homens, outra amiga quando você está com problemas com sua mãe. E outra quando você não sabe onde está o problema...
.
Tem uma amiga para quando você quer fazer compras, compartilhar, curar, ferir, brincar, fofocar ou apenas ser você... uma amiga dirá 'vamos rezar', uma outra 'vamos chorar', outra 'vamos lutar', outra 'vamos fugir'.
.
Uma amiga atenderá suas necessidades espirituais, uma outra sua loucura por sapatos, uma outra sua paixão por filmes, outra estará com você em seus períodos confusos, uma outra será o vento sob suas asas, e quase todas te puxarão a orelha de vez em quando!
.
Mas onde quer que ela se encaixe em sua vida, independente da ocasião, do dia ou de quando ou quanto você precise, seja com seus tênis e cabelos presos, super produzida ou para impedir que você faça uma loucura... todas essas são suas melhores amigas.
.
Elas podem ser concentradas em uma única mulher ou em várias... umas da infância, umas da escola, dos anos de faculdade, umas outras sabe-se lá de onde!
.
Algumas de antigos empregos, outras de ocupações atuais, da igreja ou do bar preferido! Há os dias da própria mãezinha, outros dias, da sua vizinha. Às vezes sua irmã, às vezes sua filha, às vezes suas primas. Cada uma a seu modo, elas estão ali e são imprescindíveis!
.
Assim… podem ter sido 20 minutos ou 20 anos o tempo que essas mulheres passaram contigo e fizeram a diferença em sua vida!
.
Amigas, podemos ser muito diferentes e algumas de vocês podem até estar longe geograficamente, mas estarão sendo lembradas com carinho perpetuamente, pois em algum momento da minha vida fizeram algo por mim ou compartilharam algum momento comigo e, desta forma, ganharam lugar cativo em meu coração.
.
Agradeço a vocês que fazem parte do meu círculo de mulheres maravilhosas, que fizeram e ainda fazem a diferença em minha vida!”
.
Desconheço autoria do texto... Encontrei este texto no blog da BIA ANTUNES caso alguém saiba sobre seu verdadeiro (a) autor(a), por favor, me avise, para que eu possa dar-lhe os devidos créditos.

domingo, 16 de agosto de 2009

O texto abaixo me foi retirado do BLOG PALAVRAS.
É uma história muito interessante, pois muitas pessoas buscam a pessoa perfeita para se relacionar e por isso acabam sós. Pessoas perfeitas não existem. Conta a história que durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio. Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor. Por isso decidiram se afastar uns dos outros e voltaram a morrer congelados, então precisavam fazer uma escolha: ou desapareceriam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros. Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos. Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro. E assim sobreviveram... Moral da História: "O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro e consegue admirar suas qualidades".
O importante na vida, não é o que temos e sim o que somos. Essa ideia não vale somente para os relacionamentos amorosos, mas em todo tipo. Em nosso dia-a-dia temos aceitar os defeitos dos outros e torcer que aceitem os nossos para que nossa vida seja a melhor possível.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Ola! Hoje visitando o Blog da minha amiga Carmem do NO ARMÁRIO DA CA me deparei com esse texto lindo e quero dividir aqui no meu blog.
*
*
PLANOS
"...Algumas vezes os melhores planos resultam em... nada.
Algumas vezes a maior confiança em objetivos resulta em... nada.
Algumas vezes as mais incríveis oportunidades resultam em... nada.
Algumas vezes os mais profundos desejos resultam em... nada.
Planos, confiança, oportunidades e desejos ou qualquer outro predicado que você tenha, não são suficientes sequer para empurrar uma bolinha de gude - aquelas pequenas esferas de vidro já esquecidas em algumas regiões do Brasil. A despeito de todo o seu conhecimento em estratégia e tática, a despeito de toda a sua confiança em si mesmo ou em todos os seres do Olimpo, a despeito de tudo aquilo que a vida ofereça e a despeito de todo o desejo racional,emocional e instintivo do seu corpo, nada vai acontecer se você não fizer uma coisa - uma única coisa simples: AGIR. Agir - agir sempre - e dar o primeiro passo da jornada é o que garante que as engrenagens do Universo sejam postas para funcionar. Mesmo uma ação pequena tem efeitos devastadores ao longo do tempo. Nada acontece antes de uma ação ser posta para funcionar. Na Bíblia, o livro maisvendido do planeta, a primeira frase é: No princípio criou Deus os céus e a terra.A frase não fala que no princípio Deus refletiu, ou teve autoconfiança, ou viu uma oportunidade, ou estabeleceu um objetivo, ou esperou a sorte, ou contou com sua equipe de trabalho. Nada disso. A frase usada tinha o verbo criar. Tudo começa com a ação. Naturalmente, isso não significa que você deva agir cegamente; significa que você deve agir na hora de agir. Muitos de nós construímos castelos perfeitos em nossas mentes, mas não agimos paralevantar uma pedra sequer. Imaginamos tudo o que poderíamos fazer, mas não fazemos coisa alguma, sempre buscando ótimas razões para tudo aquilo que não fazemos. Queremos melhorar nossas relações, desde que a outrapessoa mude, deixando a ação para ela. Objetivamos tornar a qualidade de nossos produtos superior, desde que os funcionários façam um trabalho melhor, deixando a ação para eles. Pensamos em melhorar nosso trabalho,desde que a empresa nos pague mais, deixando a ação para a corporação. Sonhamos com nossa próxima casa, que será construída no futuro, desde que aquele bilhete de loteria seja premiado, deixando a ação para a sorte. Embora todas essas coisas possam acontecer, provocar mudanças positivas em nossa vida, não é problema de outros. É problema nosso. Lembre-se de que as palavras "desde que" não estão marcadas no calendário. Sua vidaestá. Faça o que você puder agora, com aquilo que você já tem. Mesmo que pareça ser muito pouco. Mesmo que seja somente um gesto, uma palavra, um olhar. Nenhuma ação é pequena demais, desde que seja uma ação. Se existesomente barro, use-o para construir tijolos e os tijolos para construir as paredes do seu sonho. Se nem mesmo barro você tem, use sapé. Mas faça alguma coisa. Hoje é o dia para você pegar seus melhores ou piores planos, seus prováveis e improváveis projetos e dar um passo, fazendo aquela ligação, visitando aquele cliente, redesenhando seu produto ou empresa, enviandoaquele e-mail, dando aquele sorriso e aquele abraço, andando pelo chão-de-fábrica, assistindo uma palestra, indo ao parque com seu filho, enviando um cartão pelo correio (sim, eu disse pelo correio, não pela internet), ou até conversando com você, no espelho de casa. Nada acontece somente por estar em sua mente. Preencha seus dias com ação que leve o Universo a devolver algum tipo de reação, e certos resultados, talvez até mesmo inesperados, sempre virão. As suas ações são os melhores intérpretes de seus pensamentos, como disse John Locke.
Esta é, realmente, a única diferença entre quem faz e quem somente observa, quem vive e quem gostaria de viver.
Madre Teresa de Calcutá não passou 50 anos planejando como ajudar as pessoas pobres. Ela simplesmente ajudava, e o resto aconteceu normalmente. Portanto,faça algo agora!"
(Aldo Novak)

sexta-feira, 13 de março de 2009

Saudade não tem forma nem cor;
não tem cheiro nem sabor.
Fala-se nela, mas não se vê; só pensa nela quem acredita.
Ela é parte da ausência; ela é parte do amor;
ela tem realidade, mas quem a tem sente dor,
uma dor miudinha, que cresce no coração,
e que nunca vem sozinha…
Acompanha a solidão;
quem a sente nunca esquece, nem nunca esquecerá,
o sentimento que não adormece, por alguém que não está!

terça-feira, 10 de março de 2009

Quando alguém nos magoa e nos faz sofrer, o que acontece?
Ou se sofre, o que em grande parte das vezes termina em depressão, ou se fica com muita raiva, o que é bem melhor.
Mas a raiva (foi o que nos ensinaram) é um sentimento feio, baixo, que pessoas superiores não devem ter.
Mas vamos discordar: uma boa raiva com motivos é saudável, e faz muito bem à pele, ao coração e à alma, além de evitar o infarto.
E quem está querendo ser superior?
Conseguir ter raiva é excelente para a saúde física e mental; a depressão nos leva para a cama e tira a vontade das coisas mais banais, como tomar banho, passar uma escova no cabelo, comer, ler, quem não sabe?
Já a raiva faz com que se faça coisas, mesmo que sejam coisas erradas.
Na depressão você não se levanta nem para ir a um cabeleireiro; já na hora da raiva você pinta o cabelo de vermelho, o que é muito melhor do que ficar prostrada olhando para o teto.
Exemplos são sempre ótimos: se uma mulher é abandonada por um homem, entre a tristeza e o ódio, o que é melhor?
O ódio, claro.
Por raiva e ódio as pessoas querem e devem mostrar que não é qualquer coisa que as derruba.A primeira providência de uma mulher (saudável) com raiva, é pensar: "Como é que vou me vingar?".
Em primeiro lugar, mostrando que não está sofrendo.
Para isso, é preciso estar na sua melhor forma, razão mais do que suficiente para perder aqueles três quilinhos, comprar um vestido novo, pegar um sol, aposentar definitivamente o uniforme tênis e jeans e voltar a usar um bom salto alto.
Parece bobagem? Pois não é.
Dificilmente você vai ver uma mulher se equilibrando num salto com depressão.
De salto, automaticamente se encolhe a barriga, se levanta o queixo, e os ombros ficam na posição certa, como se desafiasse o mundo.
Se cruzar com ele, não é melhor estar maravilhosa do que arrasada?
Uma coisa leva a outra: por sentimentos nobres como o amor próprio, o orgulho, a vaidade e a raiva, não se deixa a peteca cair (em público, pelo menos) e, com isso, vem o hábito de não deixar a peteca cair nunca, a não ser no divã do analista.
Pense um pouco: se você é normal, deve ter raiva de alguém.
O que deve fazer para irritar esses alguéns?
Ficar linda, maravilhosa, ter sucesso, ser vista sorrindo, vibrando, enfim, ser feliz. Digamos que você seja uma desenhista de moda e que esteja sem a menor inspiração. Faz o quê?
Pensa numa pessoa que detesta e imagina a glória de fazer um trabalho que seja elogiado, que faça com que você se torne a melhor de todas.
Só de pensar nesse delicioso prazer, é capaz de baixar em você o espírito de Balenciaga e o trabalho fluir fácil, só de raiva.
Quando for ao jornaleiro da esquina pense que pode se encontrar com ele (aquele que fez você sofrer tanto), e é claro que vai se realçar antes de descer.
Se acontecer, não vai ser ma-ra-vi-lho-so ele ver como você está muito mais linda agora, sem ele?
Deve estar sendo muito bem tratada, ele vai pensar.
E pode ser ainda melhor: encontrar na esquina outro que te faça feliz para sempre por uns tempos -ou não?
Por isso, querida, quando vier aquela raiva cega, aquela vontade de gritar, de xingar, de matar, transforme toda essa energia a seu favor.
Assim como o amor constrói para a eternidade, a raiva pode construir a prazo bem mais curto -e de superior e inferior, afinal, todos nós temos um pouco.
Uma delícia, ter uma boa raiva; e sobretudo, muito construtivo.
Danuza Leão