“...Tropecei em um estranho que passava e lhe pedi perdão.
Ele respondeu: "desculpe-me, por favor; também não a vi."
Fomos muito educados, seguimos nosso caminho e nos despedimos.
Mais tarde, eu estava cozinhando e meu filho estava muito perto de mim.
Ao me virar quase esbarro nele. Imediatamente gritei com ele;
ele se retirou sentido, sem que eu notasse quão dura que lhe falei...”
**
O texto acima, é um trecho de um email que recebi ontem da minha amiga Mary, é um texto extenso, mas repleto de verdades que me fez refletir bastante, sobre o que representa um pedido de desculpa.
*
Muitas vezes evitamos pedir desculpas por várias razões.
Principalmente quando o pedido de desculpas é pra alguém de nossa família.
As vezes agimos com uma certa grosseria com nossos familiares e nem sequer nos damos conta desse ato.
*
Grosserias que jamais fazemos com as pessoas de fora do nosso lar.
Porque temos tanta cautela com nossos atos a uma pessoa desconhecida do que com nosso marido,esposa,irmãos,pais ou filhos?
*
Nem sempre deixamos de nos desculpar por orgulho, mas por pensar que já que é da família a pessoa entendera ou nem é necessário ficar se desculpando.
*
Em casa sempre quando faço algo que exige pedir desculpas, eu peço, pelo menos eu tento me desculpar todas vezes que acho necessário.
Mas confesso que muitas vezes fico devendo, como por exemplo, quando sinto que só pedir desculpas não basta.
*
Nem sempre se desculpar conserta uma grosseria,melhor deixar o poeirão abaixar, a tempestade acalmar e depois conversar e se desculpar.
*
Coisa que não suporto é gente que vive fazendo merda e depois acha que um simples pedido de desculpa se resolve.
E ainda depois de pedir desculpas, vem com aquela frase pronta:
- Mas eu pedi desculpas! Você que não quer me perdoar!
*
No final das contas a pessoa faz uma cara de coitada e ainda faz a gente se sentir um monstro incompreensível,incapaz de desculpar um erro e a pessoa fica como se nada tivesse acontecido ou atingido.
*
Sabe aquelas pessoas que prometem, se arrependem,se desculpam e acha que por causa de um pedido de desculpas tudo já esta reparado?
Pois é, é esse tipo de gente a que me refiro.
*
Não é por que se desculpou que tudo vai estar acabado, esquecido.
Dependendo do que aconteceu, mesmo que a pessoa que recebeu o pedido de desculpas diga:
- Tudo bem,eu aceito o pedido de desculpa,vamos esquecer e deixar pra lá.
*
A estupidez ou grosseria tá lá, nítida nas lembranças da vítima.
*
Eu não esqueço MESMO!
Eu posso até perdoar, mas esquecer é difícil.
*
Sei que receberei comentários me dizendo que não pode,não vale a pena, que faz mal e que...porque...mas que...blá..blá..blá...
*
Eu sou assim, basta a pessoa aparecer na minha frente que logo meu “eu” que me ama e me protege, me alerta:
-Perigo, se defenda!
*
O pior de tudo são as “desculpas esfarrapadas”. Do tipo:
*
- Desculpa, de manhã costumo acordar de mau humor,por isso sou grossa.
-Me desculpe, eu não pensei que isso iria te magoar.
- Desculpa eu sou assim,quase sempre não cumpro horários.
Ou
- Desculpa é que sou meio desorganizada.
*
Poxa, se a pessoa tem e sabe que possui alguns defeitos, pra que se desculpar? Melhor dizer então:
- Sou assim pronto e acabou, ponto.
*
Mas geralmente vem um pedido de desculpas que mela tudo. Mesmo ela sabendo que se desculpar não vai livrar ou impedi-la de cometer os mesmos atos de novo.
*
Tem gente que já é viciada em se desculpar por qualquer coisa.
Pois sabem que basta um pedido e pronto, já ta tudo esquecido e consertado.
*
Só concedo meu perdão quando vejo que o ato foi um acidente, do tipo um esbarrão,ou, uma situação inesperada que eu vejo que a pessoa nem teve sequer tempo de pensar e teve que agir rápido e buf, fez algo que me magoou sem pensar,planejar ou querer.
*
Com uma boa conversa tudo se resolve, afinal quem não comete um errinho né?
Mas não confunda perdão ou desculpas com esquecimento, pois ai é outra história.
*
Pior do que encarar gente que vive se desculpando, é aturar gente que :
erra,
não aceita que errou
e nem se desculpa por seus erros.
*
Comigo não hein, nem tente me ofender,vir com mentiras ou me trair que eu não desculpo mesmo!
Quem sabe...Talvez um dia, quando SE acaso eu tiver Alzheimer.
*
Dica do dia:
Pessoal, NOVELA é cultura viu! Veja AQUI 12 coisas que você deveria ter aprendido com a novela VIVER A VIDA.