No próximo mês (Julho),completará 20 anos de MOVIMENTO DEKASSEGUI.%
O termo dekassegui (出稼ぎ) é formado pelas palavras Japonesas:
deru(出る,sair) e kasegu(稼ぐ ganhar dinheiro), designando qualquer pessoa que deixa sua terra natal para trabalhar, temporariamente, em outra região.
Os Japoneses que vivem em cidades do interior e que vão aos grandes centros a trabalho , também são chamados de dekasseguis.
Da mesma forma, assim são igualmente denominados os Brasileiros, Peruanos e outros que emigram para o Japão.
¨%
Em 1990 foi permitido que os descendentes de Japoneses viessem a trabalho no Japão.
Estou aqui à quase 20 anos, e presenciei muitas mudanças, quando me recordo da época em que cheguei aqui é que me deparo como houve mudanças.
Negativas & Positivas.
%
Naquela época eu jamais cheguei a pensar que o Japão um dia enfrentaria uma crise econômica, os salários eram melhores e haviam muitas horas extras.Oferta de trabalho também.
E as exigências quanto a linguagem e escrita Japonesa, não eram exigidas.Bastava ter coragem de trabalhar em trabalhos pesados,sujos ou perigosos e já era o suficiente para ser empregado.
$
Hoje a situação é bem diferente.
2
Esta semana participei de uma Palestra sobre leis,regras e atual situação do mercado de trabalho no Japão.
Fui até preparada para ouvir um monte de coisas ruins,afinal ano passado o Japão(e o mundo) passaram por uma crise,onde vários estrangeiros e Japoneses ficaram desempregados. Muitos Brasileiros regressaram ao Brasil porque não conseguiam trabalho.
@
Na palestra foi informado que conforme a estatística do governo Japonês, o Japão irá precisar de mão de obra estrangeira,isso é de 1990 desde quando começou a vir os primeiros estrangeiros, até o ano de 2055.
Estima-se que faltará mão de obra, devido ao alto número de população de idosos no País.
O governo tem incentivado para crescer a taxa de natalidade, tem criado vários subsídios,
A população tem que se animar e procriar.
Por isso é que atualmente as exigências aos estrangeiros em aprender o idioma tem sido tão cobradas.Por que o Japão vai necessitar SEMPRE de estrangeiros,isso já é fato.
$
Fiz um acordo com a empresa e pedi demissão em fevereiro deste ano, eu estava com alguns problemas de saúde devido ao trabalho e consegui um acordo me favorecendo para que eu pudesse receber o seguro desemprego.
Desde então estou desempregada e recebendo o seguro.
Não tenho o que reclamar, pois era essa a minha intenção, tratar da saúde, fazer alguns cursos para me especializar e receber o seguro.
$
E foi o que eu fiz, me matriculei em cursos de aprendizagem da linguagem,escrita e leitura Japonesa,estou me especializando para poder estar apta para entrar no mercado de trabalho com a vantagem de poder escolher um bom emprego e um bom salário.
#
Aqui eu fico impressionada como funcionam as leis e os direitos trabalhista.
Desde o dia 31 de março de 2009, o governo japonês anunciou medidas emergenciais em relação aos brasileiros que incluem:
d
Apoio a manutenção do emprego ou a recolocação de posto de trabalhos, verba para garantia de moradia, aumento de intérpretes conforme a necessidade local, programa preparatório para emprego através de capacitação e ensino da língua japonesa e ajuda financeira para retorno ao país de origem, de 300 mil ienes para cada trabalhador e de 200 mil ienes a seus dependentes para retornarem ao país de origem. Esta última medida foi amplamente divulgada no Japão e no Brasil, gerando polêmica na comunidade brasileira no Japão.O que me causou enorme espanto ver pessoas reclamando que o Japão estava oferecendo esta ajuda de 300mil ienes como forma de expulsar os brasileiros daqui do Japão.
Eu discordo, pois existem brasileiros em diversas partes do mundo, e em nenhum outro País os brasileiros receberam ajuda para retornarem ao Brasil.
Muitos brasileiros que estavam no Japão trabalhando mas que perderam seus empregos e/ou não estão conseguindo arranjar, resolveram retornar ao Brasil e estão enfrentando dificuldades de reinserção, readaptação na sua cidade, região ou país de origem, juntamente com os problemas sociais, emocionais, psicológicos e familiares.
Brasileiros voltam pro Brasil e não tem nenhum suporte de ajuda.Filhos de dekasseguis retornam ao Brasil e ficam sem nenhuma ajuda de apoio na escola. Sendo que aqui temos toda a ajuda possível quando chegamos no Japão,nossos filhos tem intérpretes nas escolas Japonesas.
Nós os dekasseguis já enviamos para o Brasil muita grana, e ao retornar nos sentimos abandonados pelo nosso País.
D
Na firma onde eu trabalhava,na época da crise ,foi demitido mais Japoneses do que estrangeiros. Pois o Presidente da firma estava ciente do quanto iria fazer falta a empresa se demitisse os estrangeiros.
^p
Onde faço mensalmente o reconhecimento para recebimento do seguro desemprego(Hello Work) sou muito bem atendida, creio que há 3 funcionários que são tradutores e trabalham lá só para atenderem os estrangeiros.
Esses funcionários também estão lá para auxiliar na busca e obtenção de emprego, fazem treinamentos de entrevistas de emprego e informam sobre leis,seguro e regras trabalhistas.
$
Só que também existem muitos estrangeiros folgados, que não procuram se especializar, e nem fazem força para aprender a língua Japonesa.Diante da recessão, as exigências em relação aos dekasseguis para emprego,tornou-se então mais rigoroso. A idade, proficiência em língua japonesa,carteira de motorista tem sido as exigências dos empregadores .
Os cursos tem certificados, o material e o curso é inteiramente gratuíto.
No curso além da aprendizagem da lingua Japonesa,também esta incluso várias palestras e visitas a empresas para conhecer o funcionamento das mesmas.
Confesso que devido aos cursos que estou participando o meu cansaço é maior do que trabalhar, pois faço 2 cursos e tenho que ir de trem todos os dias, pois fica longe de onde eu moro, mas é compensador, pois tenho aprendido muito, muito mesmo.
Espero colher os frutos dessa semente que estou plantando com tanta fé e determinação!
Argentina hein....Goleu de 4 a 1 sobre a Coreia do Sul, essa goleada deixou a Argentina bem perto da vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. (Mas ainda é cedo pro Maradonna ir tirando a roupa) Futebol é uma caixa de surpresas.