Ontem eu fui conhecer a cidade de Shigaraki na província de Shiga no Japão.
Essa cidade fica localizada no interior de Shiga, mas é muito conhecida por ser uma das mais antigas produtoras de cerâmica no Japão, que ostenta uma história de mais de 1.250 anos.
No ano 742, o Imperador Shomu construiu um palácio em Shigaraki ,porque lá havia argila de alta qualidade, de onde foram feitas as telhas e vasos para uso imperial.
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Hoje a cidade tem mais de 150 fabricantes de cerâmicas, e produz porcelana utilitária como xícaras,potes de água , vasos de flores, e talheres, bem como cerâmica exterior , tais como a telha arquitetônica, móveis de jardim, e ornamentos decorativos. Shigaraki está agora lutando para se tornar um centro mundial de cerâmica, criando uma nova cultura da arte de cerâmica com base na tradição histórica.
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(lado esquerdo são fornos p/ queimar a argila)
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A cidade é famosa devido a fabricação de Tanuki.
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O tanuki é uma criatura de pernas curtas, razoavelmente corpulenta, com um pequeno e espesso rabo, e é membro da família dos caninos. Embora o nome do tanuki em inglês seja ‘cachorro raccoon’, ele é freqüentemente confundido com o texugo japonês, anaguma, um animal completamente diferente.
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Folclore:
No folclore japonês, o Tanuki possui grande força física, e poderes sobrenaturais, incluindo poder de transformação e, assim como a raposa vermelha, chamada kitsune , é um mestre do disfarce que utiliza para iludir ou irritar as pessoas.
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É uma criatura travessa, utilizando todas as formas de disfarces para iludir ou perturbar os viajantes. Posicionando-se em pé na calçada com suas patas traseiras, ele distende sua barriga (ou melhor, região pélvica), e bate nela com suas patas dianteiras. O tanuki também é simbolizado numa forma semelhante a uma raposa, fazendo brincadeiras loucas, perigosas e de mau gosto com sua enorme barriga, que mede oito tapetes de tatami!
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Devido à sua pança, o Tanuki é associado com duas outras figuras que possuem grandes estômagos, o peixe Fugu (Baiacú), e Hotei, o gordo, Deus da Sorte. Também é dito que ele tem alguma ligação com a chaleira, por causa de sua aparência. O Shogun, Ieyasu Tokugawa, era irreverentemente referido como Furu Tanuki, velho Tanuki. A expressão ‘Tanuki-gao’ é às vezes utilizada para descrever mulheres de rosto redondo. No Japão dos dias de hoje então, você freqüentemente vê a estátua de um Tanuki do lado de fora de uma loja ou restaurante, sinalizando aos clientes que venham visitar o estabelecimento.
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As suas oito características peculiares são conhecidas como “hassou engi”
(cada característica associada a uma lição):
1- O chapéu japonês de bambu do kozou-tanuki significa proteção contra desastres inesperados.
2- Os olhos grandes significam a decisão certa.
3- A expressão amorosa do kozou-tanuki diz para nunca esquecer o sorriso no rosto.
4- A garrafa de saquê significa que esforço do dia-a-dia resulta nas virtudes que cada um possui.
5- O livro significa valorização da confiança e importância da caderneta financeira(o sucesso financeiro). No livro há um símbolo hachi (kanji de 8). Este símbolo, brasão da família Owari Tokugawa, significa seu domínio sobre Owari-hachi-gun. Na epoca, Tokugawa Ieyasu tinha o apelido de ”Tanuki” e, por isso, a introdução do brasão no livro foi aceito com grande sucesso.
6- A barriga saliente significa serenidade e equilíbrio para tomadas de decisão.
7- O saco com dinheiro expressa capacidade de aumentar riqueza e sabedoria para utilizar o dinheiro sem desperdícios.
8- O formato da cauda (cauda grossa com ponta afinada) significa que as tarefas que foram iniciadas devem ser executadas firmemente até a sua conclusão.
Essas estátuas são vendidas em lojas, e os tanuki geralmente são representados segurando uma garrafa de saquê e, como uma amostra do ácido humor japonês, com testículos exagerados.
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Acreditam que esses testículos (chamados coloquialmente de kintama – literalmente, “bolinhas douradas”) são símbolos de boa sorte.
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Em Shiragaki é fabricado também o Kaeru, em japonês, a palavra Kaeru significa Sapo e também retorno.
Na maioria das casas no Japão, é comum ver na entrada da casa esses sapinhos:
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No passado, ele era caçado no Japão pela sua carne, sua pele marrom e preta (utilizada para fazer pincéis), e seus ossos, aos quais eram atribuídas qualidades medicinais. Eles foram introduzidos nas partes ocidentais da antiga U.S.S.R. para o cultivo de peles. Alguns escaparam (ou foram soltos), e desde os anos 50 espalharam-se pela Escandinávia e sul, chegando até na França.
Eles vivem em áreas altamente arborizadas, geralmente próximo à água, alimentando-se de invertebrados, pequenos animais (sapos, lagartos, roedores e pássaros que vivem ou constroem seus ninhos no chão) e (particularmente no outono), sementes e frutas silvestres. Quando vivem próximos ao mar, os tanukis também procuram comida ao longo da linha da maré, buscando caranguejos e outros animais marinhos que ficam expostos. Eles são mais ativos após o pôr do sol, e ao longo do anoitecer, depois novamente nas primeiras horas da manhã, período no qual eles podem chegar a vagar por 10 a 20 km, em busca de comida.
Como os tanukis entraram em áreas suburbanas e até urbanas no Japão durante os anos 80 e 90, começaram a procurar comida em aterros de lixo, e chegam até a ser alimentados por pessoas, em seus jardins, que é uma das razões que fazem com que eles sejam associados aos texugos, que sobrevivem nos aterros de lixo de muitas cidades. É improvável que você veja um tanuki durante o inverno porque, embora ele não hiberne, acumula gordura no outono e então recolhe-se à sua toca, desde novembro até meados de abril. Ele pode surgir algumas vezes para se alimentar, e nos períodos mais quentes, pode chegar a ficar sem dormir.
O futuro do Tanuki é incerto, já que muitos tanukis têm sido afetados pela ‘sarcoptic mange’, uma condição causada por um parasita. Os tanukis que contraem esse parasita sofrem deterioração de pele, e progressiva perda de pêlo, deixando-os parcialmente, ou completamente, sem pêlos. Nesse estado, a probabilidade que eles sofram e morram de hipotermia aumenta enormemente, e desde por volta de 1990, muitos têm sido encontrados mortos durante o inverno. Ao que parece, o parasita conseguiu espalhar-se de áreas suburbanas com altas densidades de tanukis até áreas selvagens também, levando a sérios declínios particularmente nas populações dos estados de Kanagawa e Miyagi. Durante o final dos anos 80 e início dos anos 90, o parasita espalhou-se rapidamente, e os números de animais infectados aumentaram bastante.
Por outro lado, os números de caçadores no Japão decaíram durante os anos 80, e num período de 10 anos, o número de tanukis mortos por caçadores caiu pela metade, de um pico de aproximadamente 75,000 em 1981, para aproximadamente 33,000 em 1990. Isso pode, de alguma forma, estar contrabalanceando o efeito do mange sobre a população de tanukis durante os últimos vinte anos.
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*Infelizmente por causa da chuva não foi possível visitar o o Shigaraki Ceramic Cultural Park, e as fotos também não ficaram boas.
maravilhoso seu post amiga,sou louca por cerâmca,gostaria muito de conhecer este lugar,quem sabe um dia...
ResponderExcluirBeijos
Lilian
ResponderExcluirO meu blog ainda está travando?mande noticias por favor
Beijão
Oi, Lilian
ResponderExcluirMaravilha de post.
Adoro, e vc sabe disso, essa interação que vocês fazem conosco para que possamos conhecer essa cultura tão bela e cheia de significados, o que é mais importante.
Ah, como eu queria umas cerâmicas dessas aí.
Obrigada.
Quanto ao teu blog, no momento estou com a net muito lente, então não posso te responder com absoluta certeza. Só não consigo colocar comentários. Hj, por exemplo, escrevi um monte e sumiu. Esqueço de fazer cópia, rsrs Tomara que agora consiga.
Bjs no coração!
Nilce