...A pontuação é a respiração da frase e minha frase respira assim. E se você me achar esquisita, respeite também. Até eu fui obrigada a me respeitar! ...

terça-feira, 25 de maio de 2010

DESCULPA

“...Tropecei em um estranho que passava e lhe pedi perdão. Ele respondeu: "desculpe-me, por favor; também não a vi." Fomos muito educados, seguimos nosso caminho e nos despedimos. Mais tarde, eu estava cozinhando e meu filho estava muito perto de mim. Ao me virar quase esbarro nele. Imediatamente gritei com ele; ele se retirou sentido, sem que eu notasse quão dura que lhe falei...” *
* O texto acima, é um trecho de um email que recebi ontem da minha amiga Mary, é um texto extenso, mas repleto de verdades que me fez refletir bastante, sobre o que representa um pedido de desculpa. *
Muitas vezes evitamos pedir desculpas por várias razões.
Principalmente quando o pedido de desculpas é pra alguém de nossa família. As vezes agimos com uma certa grosseria com nossos familiares e nem sequer nos damos conta desse ato. *
Grosserias que jamais fazemos com as pessoas de fora do nosso lar.
Porque temos tanta cautela com nossos atos a uma pessoa desconhecida do que com nosso marido,esposa,irmãos,pais ou filhos?
* Nem sempre deixamos de nos desculpar por orgulho, mas por pensar que já que é da família a pessoa entendera ou nem é necessário ficar se desculpando.
* Em casa sempre quando faço algo que exige pedir desculpas, eu peço, pelo menos eu tento me desculpar todas vezes que acho necessário.
Mas confesso que muitas vezes fico devendo, como por exemplo, quando sinto que só pedir desculpas não basta.
* Nem sempre se desculpar conserta uma grosseria,melhor deixar o poeirão abaixar, a tempestade acalmar e depois conversar e se desculpar.
* Coisa que não suporto é gente que vive fazendo merda e depois acha que um simples pedido de desculpa se resolve. E ainda depois de pedir desculpas, vem com aquela frase pronta: - Mas eu pedi desculpas! Você que não quer me perdoar!
* No final das contas a pessoa faz uma cara de coitada e ainda faz a gente se sentir um monstro incompreensível,incapaz de desculpar um erro e a pessoa fica como se nada tivesse acontecido ou atingido.
* Sabe aquelas pessoas que prometem, se arrependem,se desculpam e acha que por causa de um pedido de desculpas tudo já esta reparado?
Pois é, é esse tipo de gente a que me refiro.
* Não é por que se desculpou que tudo vai estar acabado, esquecido. Dependendo do que aconteceu, mesmo que a pessoa que recebeu o pedido de desculpas diga: - Tudo bem,eu aceito o pedido de desculpa,vamos esquecer e deixar pra lá.
* A estupidez ou grosseria tá lá, nítida nas lembranças da vítima. *
Eu não esqueço MESMO!
Eu posso até perdoar, mas esquecer é difícil. *
Sei que receberei comentários me dizendo que não pode,não vale a pena, que faz mal e que...porque...mas que...blá..blá..blá...
* Eu sou assim, basta a pessoa aparecer na minha frente que logo meu “eu” que me ama e me protege, me alerta: -Perigo, se defenda! *
O pior de tudo são as “desculpas esfarrapadas”. Do tipo:
* - Desculpa, de manhã costumo acordar de mau humor,por isso sou grossa. -Me desculpe, eu não pensei que isso iria te magoar. - Desculpa eu sou assim,quase sempre não cumpro horários. Ou - Desculpa é que sou meio desorganizada.
* Poxa, se a pessoa tem e sabe que possui alguns defeitos, pra que se desculpar? Melhor dizer então: - Sou assim pronto e acabou, ponto.
* Mas geralmente vem um pedido de desculpas que mela tudo. Mesmo ela sabendo que se desculpar não vai livrar ou impedi-la de cometer os mesmos atos de novo. * Tem gente que já é viciada em se desculpar por qualquer coisa.
Pois sabem que basta um pedido e pronto, já ta tudo esquecido e consertado.
* Só concedo meu perdão quando vejo que o ato foi um acidente, do tipo um esbarrão,ou, uma situação inesperada que eu vejo que a pessoa nem teve sequer tempo de pensar e teve que agir rápido e buf, fez algo que me magoou sem pensar,planejar ou querer.
*
Com uma boa conversa tudo se resolve, afinal quem não comete um errinho ?
Mas não confunda perdão ou desculpas com esquecimento, pois ai é outra história.
* Pior do que encarar gente que vive se desculpando, é aturar gente que :
erra,
não aceita que errou
e nem se desculpa por seus erros. * Comigo não hein, nem tente me ofender,vir com mentiras ou me trair que eu não desculpo mesmo!
Quem sabe...Talvez um dia, quando SE acaso eu tiver Alzheimer. *

Dica do dia:

Pessoal, NOVELA é cultura viu! Veja AQUI 12 coisas que você deveria ter aprendido com a novela VIVER A VIDA.

11 comentários:

  1. Outro dia uma amiga postou no twitter algo assim "que sentido faz pedir desculpas e continuar fazendo a MESMA coisa?". Pois muitas vezes é isso que acontece mesmo.

    Gostei desse post, sabia?! Não tem explicação isso de tratar de maneira diferente as pessoas, afinal, em essencia somos todos iguais, e merecemos, igualmente, respeito.

    A gente tem que melhorar sempre, né...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lilian

    Muito bom o assunto. É mesmo pra se pensar, meditar.
    Existe uma frase bem conhecida que diz tudo sobre o assunto:
    "Quem bate esquece, mas quem apanha não esquece jamais"

    Adoro esses teus posts cheios de sinceridade.

    Ebaaa! Tenho conseguido comentar aqui.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  3. Nilce querida!

    Que bom né que conseguiu comentar!!!Obaaa,fico feliz!!
    Qnd nw conseguir comentar, no lado esquerdo do meu blog eu tenho 1 mural,pode escrever lá tbm tá!!!Bjs

    ResponderExcluir
  4. Lilian,

    É tão difícil mudar o temperamento, né? O negócio é tenta suavizar a agressividade.

    Espero não perder contato, viu?

    Beijo imenso, menina linda.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  5. Só um complemento:

    Você é uma fofa!

    =]

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  6. Lilian,
    Seja muito bem vinda ao meu blog! Obrigada por aceitar a sugestão da She, será um enorme prazer e contribuição ter uma pessoa tão sincera como vc em meu blog. Amo pessoas que são verdadeiras e para se falar de enegia, isso é fundamental. Pergunte sempre o que quiser, peça o que quiser...a casa é sua querida. Beijinhosss

    ResponderExcluir
  7. Rebeca...

    Receber um elogio seu me fez flutuar alegre.
    Mas eu continuo aqui, encantada com seu blog...

    Próxima postagem aqui no meu blog vai ser para indicar o caminho da beleza=> o seu blog!!!

    ResponderExcluir
  8. Roselle

    Seu blog apesar de ainda estar começando, já transmite uma energia boa, e é com imenso prazer que eu sigo, pois terei muitas dicas boas(eu sei) e tbm irei fazer muitas perguntas!!

    ResponderExcluir
  9. Angel, seu carinho e sua presença em meu blog sempre me deixa feliz!!!

    ResponderExcluir
  10. Lilian,
    Que incrível, parece que nossos textos se complementam: este seu e o meu sobre a ira no qual vc deixou um comentário muito interessante. Sim, acho que devemos tratar bem a nossa família, as pessoas mais próximas. Vejo que temos opiniões parecidas, fico contente em poder compartilhar.
    bj
    Elisa

    ResponderExcluir
  11. Epá
    Não tinha visto este seu post.
    No meu cotidiano,costumo agir assim,acredito ser uma bela forma de expressar o meu amor e carinho,principalmete aos que nos são mais chegados,não dispenso um "eu te amo"quando desligo o telefone(ou quando me despeço) depois de falar com um dos meus tres filhos e minha neta rsrsrs
    Beijão amiga

    ResponderExcluir

Fico feliz com sua visita e seu comentário.Ter você aqui é ter sua presença em forma de palavras!
E ai? O que você tem pra me dizer? Vamos prosear? e que importância tem se as palavras forem repetidas? Só de você estar aqui já me faz feliz!