...A pontuação é a respiração da frase e minha frase respira assim. E se você me achar esquisita, respeite também. Até eu fui obrigada a me respeitar! ...

sexta-feira, 23 de abril de 2010

QUEM ME ROUBOU DE MIM?

Alguém me levou de mim
Alguém que eu não sei dizer
Alguém me levou daqui
Alguém, esse nome estranho
Alguém que eu não vi chegar
Alguém que eu não vi partir
Alguém que se
Alguém encontrar
Recomende que me devolva a mim.
(Pe. Fábio de Melo)
Hoje terminei de ler o livro QUEM ME ROUBOU DE MIM - Pe.Fábio de Melo, o livro ajuda a compreender e a diagnosticar certos momentos de nossa vida em que nos deixamos ser sequestrados por pessoas ou fatos que nos tiram nossa liberdade de sermos o que somos. Existem vários tipos de sequestros, mas o que é sequestro ?
SEQUESTRO= quando se refere a uma pessoa, trata-se do ato de privar ilicitamente uma pessoa de sua liberdade, mantendo-a em local do qual ela não possa livremente sair.
No livro o Padre usa a palavra sequestro e sequestrador para alertar esse perigo que ronda nossa vida. Dos vários exemplos citados no livro, o que mais me chamou a atenção foi a estória de uma mulher, que se casou através de um casamento arranjado pelos parentes,os pais haviam falecido a alguns meses e ela com a dor da perda dos pais não teve forças para contestar e casou-se.
Depois de 32 anos casada,oito filhos e alguns netos e mais uma história de sofrimentos, sendo agredida constantemente pelo marido,ela não sabia e nem tinha motivos para sorrir,o marido acabara de falecer e os sentimentos estavam confusos dentro dela,no peito um alivio,mas também sentia o peso de não saber onde recomeçar, a vida agora lhe causava medo. Ela foi sequestrada,foi vítima de um sequestrador cruel. O sequestrador chegou no momento em que a vida dela estava frágil, vendo a vítima frágil, o sequestrador agiu violentamente, e ela sem ter possibilidades de escapar,se submeteu ao tratamento cruel assumiu a condição de vítima e desaprendeu a ser livre. Agora com as celas do cativeiro abertas e com o seu sequestrador morto,a sequestrada não sabia caminhar para a liberdade,mesmo morto o sequestrador conseguia manter a mulher acorrentada. Ela se mantinha presa em seus proprios medos. Este é um dos tipos de casos de sequestro contado no livro, uma espécie de roubo da alma. Esta forma de sequestro que retira uma pessoa do local de sua identificação,de seus significados,até a vítima ficar frágil e ficar dependente e rendida ao sequestrador que se torna proprietário da existência da sequestrada. Existem várias relações que nos sequestram,temos que ser cautelosos e aprender a observar e reconhecer um sequestrador. Aquela amizade que te cobra tanto,que te faz sentir culpada por não estar presente sempre quando sua amiga quer,ou que para você ter a amizade dela , ela exige que você corte vínculos com outras pessoas que você gosta,ou que você sempre a presenteie, esteja sempre a disposição dela quando ela quiser, cuidado, essa amizade pode te sequestrar, e te trancar em um cativeiro. Cuidado também com aquele grande amor que te faz mudar de endereço,jogar a agenda fora,deletar os amigos de sua vida,mudar de time,que faz você enxergar as pessoas que você amava antes de uma forma diferente,aquele amor que modifica sua identidade e suas preferências,que faz você ter outras atitudese muda seu caráter,e, depois...te aprisiona! Na vida temos que viver plenamente, seguindo nossos rumos e acreditando na magia de que todos os dias temos a chance de tentar algo NOVO, o melhor dia é o PRESENTE que vivemos,e que tem a duração do instante que passa. Não tenha receio de sair do cativeiro se você estiver dentro de um. O cativeiro existe sim, você pode até estar aprisionada, mas saiba que adiar a fuga,futuramente te fará prisioneira de seus medos acumulados e imaginários.

3 comentários:

  1. Rsrsrs antes de tudo...quero dizer,que foi muito gostoso,ler sua mensagem logo cedinho viu? muito obrigada,você também é muito especial
    Quanto ao livro do Pe.Fabio,estou louca pra ler,vou fazê-lo o quanto antes
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Querida Liz...Leia sim,é um ótimo livro que nos coloca atentas a certos tipos de pessoas que nos sequestram!
    Que bom que vc gostou da mensagem,acho importante se fazer presente na vida das pessoas que nos são especiais,e levar sempre 1 carinho,pq dizem que FICA SEMPRE,1 POUCO DE PERFUME NAS MÃOS DE QUEM OFERECE ROSAS...

    ResponderExcluir
  3. Olá, olá! Passando para agradecer a visita, pois vi que vc está lá no meu Cantinho, seja bem-vinda e volte sempre que sentir vontade. O seu blog é uma graça, tb gostei muito e prometo voltar com mais calma depois.
    Bjo, bjo!

    ResponderExcluir

Fico feliz com sua visita e seu comentário.Ter você aqui é ter sua presença em forma de palavras!
E ai? O que você tem pra me dizer? Vamos prosear? e que importância tem se as palavras forem repetidas? Só de você estar aqui já me faz feliz!