...A pontuação é a respiração da frase e minha frase respira assim. E se você me achar esquisita, respeite também. Até eu fui obrigada a me respeitar! ...

sábado, 4 de abril de 2009

SAYONARA NIHON ( adeus Japão)
Japão paga para que brasileiros deixem país Governo oferece dinheiro para que dekasseguis desempregados saiam.
*
É a crise econômica ! O governo do Japão começou, ontem, a oferecer dinheiro para imigrantes brasileiros e peruanos desempregados deixarem o país.Cada imigrante receberá cerca de US$ 3 mil. Seus dependentes receberão US$ 2 mil cada. No entanto, um dos requisitos da medida é que o imigrante não volte mais ao Japão por um período que ainda não foi determinado.“Essa é uma resposta do governo ao grave problema social gerado pela crise”, disse uma fonte do governo à imprensa japonesa.
*
A medida chega junto com a notícia de que o índice de desemprego atingiu 4,4%.
*
Para receber o dinheiro do governo, o candidato não pode também ter patrimônio no Japão e precisa ter entrado no país antes do último dia 31 de março.
*
Desemprego
*
Com o agravamento da crise econômica, muitos dos chamados dekasseguis, que tinham contratos temporários, perderam o emprego e começaram a passar necessidade no país. A maioria destes trabalhadores estava empregada nos setores automotivo e de eletrônicos, os mais afetados pela recessão.Nos últimos meses, segundo divulgou o governo, o número de estrangeiros em busca de vagas nas agências públicas de emprego cresceu onze vezes em comparação com um ano atrás. O novo programa contemplará apenas brasileiros e peruanos, as duas maiores colônias de dekasseguis no país, descendentes de japoneses, que possuem o visto de trabalho. Outros estrangeiros ficaram de fora da medida.
*
Oposição
*
O programa foi duramente criticado por representantes de associações de brasileiros no país, que o considera discriminatório. “Por deixar outras nacionalidades de fora, considero essa medida discriminatória. Ela fere os direitos humanos dos dekasseguis de ir e vir”, afirmou à rede BBC o sindicalista e ativista social Francisco Freitas. “A ajuda seria bem-vinda se não houvesse essa maldade por trás da atitude do governo, que quer eliminar um problema social causado por ele mesmo”, critica Freitas. “Essa medida é xenófoba”, resume o sindicalista.
*
Para Angelo Ishi, sociólogo e professor da Universidade Musashi, de Tóquio, se o governo estivesse realmente sensibilizado com os problemas dos nikkeis, deveria sinalizar com a possibilidade de retorno em breve ao Japão. “Se o governo japonês não quis deixar claro qual será esse prazo de proibição de retorno ao Japão, é porque ele está, sim, contando com a possibilidade de fechar definitivamente as portas para esses imigrantes, conforme a recuperação ou não da economia local”, analisa o sociólogoIshi é mais radical ainda no conselho. “Meu alerta para os brasileiros é simples e claro: pensem 300 mil vezes antes de aceitar esses 300 mil ienes, para evitar arrependimentos futuros”, disse.
FONTE: JORNAL DA TARDE Lá no Blog da minha amiga Carmem tem tudo explicadinho sobre essa ajuda (CLIQUE AQUI e fique sabendo)

3 comentários:

  1. Amiga Lilliann que maravilha de trabalho, cada vez que volto aqui, fico muito feliz, vejo um ótimo trabalho desenvolvido, seu post é de grande contribuição para o entendimento do tema, muito interessante! Parabéns. São Francisco de Assis costumava dizer; "Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível." Por isso considero a vida uma oportunidade impar. Cada pessoa que passa em nossa vida não passa sozinha, por ser única, deixa um pedaço de si e leva um pedaço de nós. Quero de coração agradecer sua bondade por; visitar-me, seguir e deixar comentário; agradeço de coração sua generosidade. Encontraremo-nos sempre por aqui. Obrigadooo!!! Tb quero desejar uma ótima noite. Muito brilho, sucesso e paz. Fique com Deus.
    Volte sempre!
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  2. Olá moça....
    Passando pra conhecer seu blog,muito bom...
    Deus te abençoe.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Valeu Lilliann. Olá estou pousando neste maravilhoso espaço, que beleza de trabalho, parabéns. Excelente. Muito bom estar aqui, quero convidar você para uma festa em sua homenagem, com todo brilho e requinte, passa lá em; http://www.valdemireis.blogspot.com ou em; http://www.valdemircantinhopaz.blogspot.com, vamos brindar juntos, temos postado um texto especial desenvolvido para você, quero na oportunidade entregar seu merecido “ PRÊMIO” , você conquistou, sim leve o seu e seja generoso distribuindo com seus os amigos. Temos um bolo gigante com uma fatia para todos participantes. Vamos estender a festa... Hoje a festa é sua, venha já! Estou esperando você. Por isso considero a vida uma oportunidade impar. Cada pessoa que passa em nossa vida não passa sozinha, por ser única, deixa um pedaço de si e leva um pedaço de nós. Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Muito Obrigadoooooooo... Por sua simpatia e amizade!!! Também quero desejar uma feliz e abençoada semana para toda família. Muitas bênçãos e brilho, sucesso, prosperidade, proteção e paz. Fique com Deus.
    Volte sempre!
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir

Fico feliz com sua visita e seu comentário.Ter você aqui é ter sua presença em forma de palavras!
E ai? O que você tem pra me dizer? Vamos prosear? e que importância tem se as palavras forem repetidas? Só de você estar aqui já me faz feliz!