...A pontuação é a respiração da frase e minha frase respira assim. E se você me achar esquisita, respeite também. Até eu fui obrigada a me respeitar! ...

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Quando o sofrimento bater à sua porta

Estou terminando de ler o livro QUANDO O SOFRIMENTO BATER À SUA PORTA, do Pe.Fábio de Melo. Este livro chegou em minhas mãos através de mais um empréstimo de minha amiga Lita. Agora nas páginas finais reconheço o motivo de minha amiga ter me emprestado este livro. Acho que é devido a um sofrimento que vinha carregando a quase dois anos.E a Lita tão próxima de mim sabe de onde vem essa dor.
# Todos os dias quando acordo não penso só no meu sofrimento, mas todos os dias me pergunto o que meu irmão e minha cunhada faz para suportar um enorme sofrimento. Preencher um buraco, um vazio.
# Era setembro de 2008, meu irmão voltava feliz com sua família do Paraná, onde minha cunhada tinha ido levar meu sobrinho ao médico. Meu irmão foi até o Pr buscá-los.
No carro estavam: Meu irmão, minha cunhada e meus dois sobrinhos, um de 10 anos e o outro de 6 anos.Vinham felizes no carro, meu sobrinho de 10 anos vinha eufórico no carro para chegar logo em sua casa e abrir a caixa que eu havia mandado do Japão pra eles contendo um monte de brinquedos,roupas e chocolates que ele adorava.
# Meu irmão contava a novidade da construção de uma piscina na casa e prometia que naquele mês a piscina seria instalada no quintal.
# Foi quando um caminhão que trafegava à frente do carro deles quebrou o eixo da roda traseira e soltou um pneu, o pneu veio em encontro ao carro de meu irmão. Meu irmão desviou o carro ao ver o pneu se soltando e vindo em direção ao carro dele. O pneu bateu na frente do carro, depois bateu na porta do motorista, onde dirigia meu irmão e não se sabe como, o pneu atingiu a parte lateral atrás do motorista onde estava meu sobrinho de 10 anos. Foi fatal, meu sobrinho faleceu na hora. Todos os planos, alegrias e sonhos estavam desfeitos.
# Acho desnecessário narrar à dor, o susto e o vazio que ficou em nossas vidas. Desde então venho tentando compreender como se vive depois que perdemos um filho?
O que fazer com a dor e o vazio?Quem responsabilizar? Deus, o motorista do caminhão, o diabo? Seria destino ou fatalidade?Era pra ser dessa forma?
Havia chegado a hora?Quem culpar e como se consolar?
# Meu irmão me contou que o motorista foi pedir perdão aos prantos e que não era intenção dele que aquela fatalidade acontecesse.
Meu irmão o perdoou, não poderia colocar a culpa nas costas daquele homem que no momento trabalhava transportando uma carga para sustentar sua família.
Se revoltar com aquele senhor de quase 60 anos não iria trazer o filho de volta.
# Por muito tempo eu procurei respostas, mas no fundo eu buscava algo que diminuísse minha dor e a dor ficava maior cada vez que eu me colocava no lugar de meu irmão e minha cunhada. Foi uma morte absurda, uma fatalidade, eu sei, mas fruto de uma negligência humana.
O motorista não podia trafegar com o veiculo naquelas condições.
Se a regra tivesse sido obedecida, a história talvez pudesse ter sido outra.
Meu sobrinho estaria junto com o irmãozinho se divertindo na piscina nova da casa dele. E o irmãozinho dele não teria que sofrer tanto ao lembrar-se da cena do acidente.
# Muitas pessoas durante o velório tentaram consolar meu irmão e minha cunhada com aquelas frases feita:
-“Deus sabe o que faz, chegou a hora dele”.
# Tentar consolar assim é uma tentativa de calar o choro que nos incomoda, pois não queremos ninguém triste ao nosso lado. A tristeza do próximo nos chama atenção para nossas tristezas e nem sempre temos coragem de enfrentar as desarmonias de nosso mundo pessoal.
# Deus sabe mesmo, eu concordo! Quem não sabe, somos nós.
Chegou à hora coisa nenhuma. A vida e a morte estão em nossas mãos.
Jesus na Bíblia, ao dizer que não cai um fio de cabelo de nossa cabeça sem a permissão do Pai do Céu, não se refere a acidentes absurdos como esse.
# Pessoas que usaram essas explicações como formas de consolo para aliviar a dor alheia, fortalecem o ateísmo no mundo.
De Deus não nascem tragédias.
Não posso conceber que Deus tenha criado meu sobrinho para que morresse naquele terrível acidente.
Não posso crer que Deus possuísse um plano que consistisse em vitimar meu sobrinho no auge de sua vida, no momento em que ele estava tão feliz com a família e com os presentes que iria ganhar.
# Ao usar essas frases como forma de consolo aos que sofrem em uma hora dessas de perda, é como afirmar que Deus não é bom, mas, um carrasco cruel. Ainda insisto e prefiro acreditar que a morte do meu sobrinho foi fruto de uma negligência humana.
Creio que enquanto nós chorávamos aquela fatalidade, Deus chorava conosco. Mais uma vez a irresponsabilidade humana prevaleceu. Deus perdeu, do mesmo jeito que nós.
# Mas por que ele, sendo Deus não evitou o acidente? RESPOSTA: Porque ele não desrespeita as ordens que damos ao mundo. Ao trafegar com aquele veículo impróprio, o motorista do caminhão deu uma ordem ao mundo sobre a qual Deus não pode interferir. O que fazemos, por menor que seja, repercute mais cedo ou mais tarde.
A negligência prevaleceu sobre a vida de meu sobrinho, e por isso sua morte aconteceu. Se alguém tivesse agido por Deus e percebido aquele eixo defeituoso e chamasse a atenção do motorista, quem sabe assim Deus teria evitado o acidente.
Não por meio de uma intervenção sobrenatural, mas por meio de um cuidado humano, movido por um desejo de reorganizar o mundo, alertando o motorista sobre aquele eixo defeituoso.
# Naquele momento em que meu sobrinho morria, outras milhares de pessoas morriam no mundo por causa de outras negligências humanas. E como deveria ser?
Deus teria que mudar o destino de todas essas pessoas? E a nossa liberdade humana? Deus teria que viver então a nossa vida por nós? Nossos pais biológicos não assumem nossas responsabilidades, eles apenas nos orientam, mas não vivem por nós.
Então por que exigir isso de Deus, o nosso pai? Deus nos orienta através de nossa fé, através da Bíblia. O resto é responsabilidade que devemos assumir.
# A morte de meu sobrinho nos abateu muito.
Meu irmão e minha cunhada não quiseram se deixar levar pelas respostas mágicas oferecidas a eles.
Eles ainda acham que meu sobrinho morreu antes da hora. Deus não pôde evitar o acidente, mas tem dado forças para que eles permaneçam de pé.
Eles não precisaram culpar Deus para conviverem com a tristeza e com a ausência deixada por ela. Não perderam a fé e nem a esperança. Muitas vezes a saudade é maior que eles. Não escondem o choro quando sentem necessidade de chorar.
Eles choram, pois o choro purifica. Nunca colocaram culpa nos ombros de Deus, por mais que a força da saudade traga o desejo de ver chegar à porta o filho deles, tão alegre e brincalhão que era o meu sobrinho.
# Culpar alguém não aliviaria essa dor e essa saudade.
Iria deixá-los mais pesados e com mais sofrimentos. Depois do acontecido, por muitos meses meu irmão evitou dirigir, meu sobrinho menor se recusava a entrar em um carro, minha cunhada também.
Meu sobrinho menor fez várias seções com uma psicóloga e agora já perdeu a sisma. A vida deles aos poucos esta voltando ao normal.
#
Mas depois que voltou a dirigir, meu irmão tem evitado trafegar com seu carro atrás de um caminhão.
E sempre alerta os caminhoneiros que conversa, sobre o perigo de trafegar com o veículo em más condições.
É um jeito próprio de fazer justiça à morte do filho dele.
O milagre de meu sobrinho voltar é impossível, mas podem acontecer milagres com outra vida se houver cuidados. Meu irmão não consegue mudar o fato, mas ele decidiu permitir que o fato acontecido o modificasse.
# E eu depois de ler o livro entendi como eles conseguem suportar a dor e ir tentando preencher o vazio que bate à porta deles todos os dias junto com a saudade. Então tenho que seguir a força deles e aprender a conviver também com essa falta que sinto do meu querido sobrinho.

sábado, 26 de junho de 2010

A VIDA e suas VOLTAS

Quando eu tinha 16 anos comecei a praticar o voleibol na escola, de imediato me apaixonei por este esporte. Quando eu não estava na escola estudando, eu estava na quadra jogando. Este esporte se tornou minha paixão, e meus pais incentivaram bastante, me compraram tudo que era preciso para que eu pudesse treinar com afinco e segurança. Foi então que surgiu um campeonato escolar de volei, e cada escola teria um time para representá-la, nessa escola onde eu estudava haviam vários times, mas o critério que escolheria o time representante seria o time que fosse bem organizado e conseguisse patrocínio para custear os uniformes,bolas e redes do time.Não importava se o time jogava bem, era necessário patrocínio. O prêmio seria troféus e medalhas. Eu ja fazia parte de um time, e resolvemos entrar nessa disputa, eramos todas amigas e já jogávamos juntas a algum tempo.

Decidimos então aonde iríamos pedir patrocínio,escolhemos duas empresas da cidade, uma madeireira e uma cooperativa de algodão e soja.

Ligamos nessa madeireira e reservamos 1 horário para sermos atendidas pelo dono da madeireira.

No dia e hora marcada estavamos na sala daquele homem que era um dos empresários mais famoso da cidade. Famoso por que além da grande madeireira que ele era dono, ele também era muito generoso e atencioso com todos. Ao entrar na sala eu logo confirmei que a fama dele era verdadeira.Uma parede repleta de quadros com foto dos times de volei e futebol da cidade,todos patrocinados por sua madeireira,e muitos,muitos troféus e medalhas que enfeitavam aquela sala . Fomos recebidas com um enorme sorriso daquele empresário, que após explicarmos o motivo de estarmos ali ele concordou de imediato em nos patrocinar.Mas...era necessário aceitarmos uma condição... Não poderíamos usar o nome da madeireira como nosso patrocinador pois a madeireira já estava patrocinando um outro time de outra escola.Teríamos então que buscar mais outro patrocinador e usar o nome dessa empresa em nosso time. Aceitamos a condição, esse empresário nos pediu que trouxessemos o valor dos uniformes que ele então patrocinaria nosso time. Fomos até a cooperativa e o presidente Sr. Sakai Kamitani nos recebeu com sorriso aberto, ali foi fácil o patrocínio,pois o presidente era conhecido dos meus pais e acho que por ele ser Japonês e eu também ter descendência japonesa isso ajudou um pouco, ele aceitou nos patrocinar e nos autorizou a usar o nome da cooperativa.

Mas ele avisou que estaria presente em todos os jogos pra ver se a gente estava levando com firmeza e garra o nome da cooperativa.

Fomos até a única loja de esporte que havia na cidade, e que por sorte era do meu tio, pesquisamos o preço dos uniformes,e, meu tio deu um abençoado desconto e levamos o valor para o empresário da madeireira que nos deu um cheque para pagarmos á vista os nossos uniformes.

Time formado e patrocínio ganho fomos escolhidas para representar nossa escola naquele campeonato.

Em todos os jogos o presidente da cooperativa esteve presente.O empresário da madeireira esteve presente em um jogo nosso.

Ficamos em terceiro lugar no campeonato e foi uma época que me recordo com muita saudade.

Recordei dessa fase de minha adolescência ao assistir hoje a Ana Maria Braga(olha eu aqui de novo falando da Ana)

É que passou uma menina de 6 anos que ficou doente,com febre alta por que não conseguiu ir ver o show da dupla João Bosco e Vinícius que foram cantar na cidade dela.

A mãe da menina tentou até pedir permissão para o juiz da cidade para que liberassem a entrada da filha e foi negado a permissão.

A menina adoeceu por não poder ir ver o show da dupla e a mãe da menina resolveu escrever um email ao programa da Ana Maria para que a filha conseguisse receber o novo dvd da dupla autografado. #Os cantores decidiram ir ao programa e entregar pessoalmente o dvd para a menina.

E me emocionei ao ver o encontro e a felicidade da menina.

(Veja AQUI como foi esse encontro)

Mas vou agora contar o que tem a ver o meu time da adolescência com o sonho dessa menina?

Vou explicar:

O empresário da madeireira que patrocinou o meu time se chama Teobaldo Karlinke, ele é pai do cantor Vinicius Fernando Karlinke da dupla João Bosco & Vinícius, e hoje ao ver a dupla realizando o sonho dessa menina eu me identifiquei com a alegria dela de ter um sonho realizado.

Nós duas realizamos nossos sonhos,em épocas diferentes,mas,com a ajuda de duas pessoas da mesma família.

Recordei também de uma das vezes em que o Vínicius esteve no campeonato com o pai dele nos assistindo,ele devia ter uns 6 anos. Ele assistiu eu jogar e agora sou eu quem assisto ele brilhar(...é...o mundo dá voltas).

Agora entendo o por que do sucesso da dupla,o carísma que eles tem já vem de outras gerações. E só posso afirmar que ELES MERECEM estar onde estão.

E que Deus continue abençoando a vida deles.

O time do Japão deu um show ontem ao jogar contra a Dinamarca, eu cogitei o nome do Honda no post anterior e ele foi quem fez o espetáculo. Os japoneses hoje só comentavam sobre isso, e a festa em Tokyo varou a madrugada.A japonesada não esperavam que iria chegar até aqui, e eu espero muito mais.Acredito que o Paraguai vai perder de lavada do Japão.

#############################################

E a seleção brasileira?

Jogou bem?

Como explicar então o resultado de 0x0 entre Brasil e Portugal?

Um dos dois jogou mal, por que o Brasil ganhou no sufoco da Coréia, Portugal goleou a Coréia e hoje acabaram de empatar Brasil x Portugal no 0x0... Pelo resultado de hoje eu entendo que o Brasil jogou até bem (não fez gol, mas também não sofreu nenhum gol), ou será que o Kaka fez falta? Talvez porque faltou Elano e Robinho?

Se você conseguiu entender o que houve,me explica?

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Uma colaboração (não um conselho) pra você

Quando eu for bem velhinha, espero receber a graça de, num dia de domingo, me sentar na poltrona da biblioteca e, bebendo um cálice de vinho do Porto, dizer a minha neta: - Querida, venha cá. Feche a porta com cuidado, sente-se aqui do meu lado. Tenho umas coisas para te contar. E assim, dizer apontando o indicador para o alto: - O nome disso não é conselho, isso se chama colaboração! Eu vivi, ensinei, aprendi, caí, levantei e cheguei a algumas conclusões. E agora, do alto dos meus anos, quero dividir com você. Por isso, vou colocar mais ou menos assim: - É preciso coragem para ser feliz. Seja valente. Siga sempre o seu coração. Para onde ele for, seu sangue, suas veias e seus olhos também irão. E satisfaça seus desejos. Esse é seu direito e obrigação. Entenda que o tempo é um paciente professor que irá te fazer crescer, mas a escolha entre ser uma grande menina ou uma menina grande, vai depender só de você. Tenha poucos e bons amigos. Tenha filhos. Tenha um jardim. Aproveite sua casa, mas viaje ...vá a Fernando de Noronha, ao Pantanal... Cuide bem dos seus dentes. Experimente, mude, corte os cabelos. Não corra o risco de envelhecer dizendo "ah, se eu tivesse feito..." Tenha uma vida rica de vida. E de verdade, acima de tudo! Viva romances de cinema, contos de fada e casos de novela. E tome sempre conta da sua reputação, ela é um bem inestimável. Porque, sim, as pessoas comentam, reparam e, se você der chance, elas inventam também detalhes desnecessários. Se for se casar, faça por amor. Não faça por segurança, carinho ou status. A sabedoria convencional recomenda que você se case com alguém parecido com você, mas isso pode ser um saco! Prefira a recomendação da natureza, que com a justificativa de otimizar os genes da reprodução, sugere que procure alguém diferente... Mas para ter sucesso nessa questão, acredite no olfato e desconfie da visão. É o seu nariz quem diz a verdade quando o assunto é paixão. Se o casamento não der certo opte pela vida. Faça do fogão, do pente, da caneta e do papel seus instrumentos de criação. Leia, pinte, desenhe, escreva. E, por favor, dance, dance, dance até o fim, senão por você, o faça por mim. Compreenda seus pais. Eles te amam para além da sua imaginação, sempre fizeram o melhor que puderam e sempre o farão. Cultive os bons amigos. Eles são a natureza ao nosso favor e uma das formas mais raras de amor. Não cultive as mágoas - porque se tem uma coisa que eu aprendi nessa vida é que um único pontinho preto num oceano branco deixa tudo cinza. Era isso minha querida. Agora é a sua vez. Por favor, encha mais uma vez minha taça e me conte: - Como vai você? Crônica de Maria Sanz Martins, revista AG. Esta linda crônica eu conheci através do programa MAIS VOCÊ de Ana Maria Braga e o programa iria acabar lindamente como sempre acaba,quando Ana Maria Braga aproveitou o final do “Mais Você” desta quarta-feira (23) para se defender de uma matéria que está na capa da revista “Quem” desta semana. A apresentadora desmentiu a informação de que seu casamento com o empresário Marcelo Frisoni teria terminado por conta de seu envolvimento com o dançarino Renato Zóia, professor da loira no quadro “Dança dos Famosos”. * **************************************
* Fiquei triste ao assistir o programa, ver a Ana Maria chorando me fez relembrar de quantas vezes também já sofri com fofocas e difamações a meu respeito. * Não estou aqui para defender a Ana, mesmo por que ela já acionou o advogado dela e em breve(tenho fé) que tudo estara resolvido. Mas o que me causa tamanha indignação é ver o quanto as pessoas fazem de tudo para prejudicar seus semelhantes. No caso da Ana o motivo maior é o fato dela ser uma pessoa famosa e qualquer fofoca a respeito dela publicada nessa revista vai ajudar nas vendas.
*M Mas será que é necessário agir dessa forma? Que prazer existe em denegrir e difamar uma pessoa? Não importam os motivos, isso é atitude de gente baixa, sem caráter, que usa de artifícios sujos e que sabem o preço que pagam por essas atitudes e mesmo assim agem dessa forma só pelo prazer de ver a pessoa sendo injustiçada.
* Como eu disse, eu já passei por isso também, na época me fez muito mal, tive problemas de saúde,por que não sou dessas de tirar satisfações e nem tento provar o contrário daquilo que fui julgada. Deixei o tempo dizer...Mostrar.
* Hoje, passado algum tempo já vejo as verdades apontando como um dedo na testa daqueles que acreditaram na mentira que contaram ao meu respeito. Da mesma forma que não sei tirar satisfações, eu também não sei perdoar. Não consigo perdoar uma pessoa que se dizia minha amiga e confiou na mentira de outra pessoa e me fez sofrer.
Assim como eu também não perdoarei NUNCA a pessoa que causou tudo isso, a mentirosa e fofoqueira. *
O tempo passa, as verdades aparecem,e eu espero que a Ana consiga sair bem desse momento que esta deixando ela triste.
Espero que isso não atrapalhe o trabalho lindo que ela faz no programa,sempre tentando ajudar as pessoas e me fazendo chorar um monte quando ela realiza os sonhos de pessoas que tiveram suas vidas afetadas por tragédias. Quer conferir? Assista AQUI

Meus presentes que ganhei

Recebi esses dois selos, de duas pessoas queridas. O primeiro foi do amigo Felipe, e o segundo foi da amiga Georgia, fiquei muito feliz por eles terem lembrado de mim . Admiro muito o Felipe e a Georgia porque ambos ADORAM o JAPÃO. Eles estudam o japonês,estão sempre pesquisando sobre o País e o blog tanto do Fe quanto da Ge são uma delicia de visitar. Obrigado Georgia & Felipe. Vou começar pelo selo que recebi do Felipe.Olha que lindo!

Terei que responder as perguntas abaixo e depois repassar para 5 pessoas. 1) Em qual cidade você mora? Moro no Japão na província de Aichi-Ken na cidade de Iwakura * 2) Você trabalha em quê? No momento estou estudando(curso de língua Japonesa).

* 3) Se não trabalhasse nisso, o que faria? Sou de tudo um pouco,cursei Magistério, e após concluir o curso comecei a lecionar para crianças autistas na APAE no período da manhã,no período da tarde eu lecionava para crianças de 1ª série que eram repetentes, depois continuei lecionando no período da manhã e a tarde fui trabalhar na área de processamento de dados em uma construtora,resolvi então fazer faculdade de administração,fiz 2 anos e resolvi vir pro Japão,pois era uma época em que os descendentes estavam começando a vir pro Japão.Em uma de minhas idas ao Brasil resolvi fazer um curso de cabeleireira, pois desde criança eu costumava criar penteados em minhas bonecas e eu me aventurava a cortar o cabelo das bichinhas e tadinhas,ainda bem que elas não podiam reclamar.

Mas quanto ao curso,eu fiz e me formei, montei um salão e tive muitas clientes, mas o Japão me causava saudades, resolvi voltar, mas o meu salão continua montado em meu prédio comercial, e pretendo quando voltar retomar meu caminho.Mas antes quero fazer alguns cursos no Japão, pois eu gosto da tendência dos cortes e cores daqui. * 4) O que mais gosta de fazer? No momento, adoro muito estar estudando a língua Japonesa, é uma vontade misturada com desafio, e eu sempre amo aquilo que faço, caso contrário eu nem me proponho a fazer. * 5) Você trabalha em que setor? Atualmente além do curso de Japonês, eu PLANEJO,CONTROLO e ORGANIZO o meu LAR.( isso eu aprendi em 1 curso de secretariado que fiz anos atrás na IOB) Respondendo desta forma, soa melhor do que dizer que sou uma dona do lar,não é mesmo? Pra qualquer cargo é necessário planejar,controlar e organizar. * 6) Como é a sua rotina? Minha rotina é maravilhosa, tento receber meu novo dia com bastante alegria,afinal sou eu quem decido desde a hora em que me levanto como será o meu dia, e tento sempre fazer desse dia melhor que ontem.Mas eu vou ao curso de manhã(todos os dias) viajo de trem, então todo dia é uma novidade pois são tantas pessoas diferentes que vejo no trem e nas estações,e gosto disso pois fico observando moda,cabelo e estilo de roupas. Aqui no Japão há uma variedade de estilos, e acho isso divertido...Observar! * 7) O que faria hoje se ganhasse na Mega Sena? Pra ser sincera eu não iria aguentar ficar aqui no Japão em plena copa rolando na África, eu com certeza iria pro Brasil assistir os jogos com meus amigos e familiares, e festejar muito as vitórias do Brasil em cada jogo.

Mas se a quantia ganha fosse generosa e sobrasse um pouco eu também iria ajudar aquelas famílias do Nordestes que estão desabrigadas por causa da chuva desses últimos dias. Respondida as perguntas, eu devo agora indicar 5 pessoas para receberem esse selo e responder as mesmas perguntas acima. Vou indicar então os seguintes blogs: http://umgatomia.blogspot.com/http://artigosedwardsouza.blogspot.com/http://fiodameada.wordpress.com/http://scrapgourmet.blogspot.com/http://donnamelia.blogspot.com/ Este outro selinho LINDO eu recebi da GEORGIA:

E as regrinhas são a seguinte: Postar o selinho e Contar 3 coisas fofas da sua infância: 1º) Minha infância teve direito a tudo: Brincar na rua,subir em árvores,andar a cavalo,comer fruta do pé,brincar de casinha,de boneca,de modelo,nadar em rio,e o principal que não esqueço é o clubinho que tínhamos onde os membros era toda a molecada da minha rua. Como foi eu quem dei a idéia de fazer um clubinho, então eu era a “presidenta”,isso me dava o direito de escolher as brincadeiras,os lugares e quem iria expulsar do clube se não me obedecesse,rs(eu era uma criança que possuía muitas idéias e energias) brincava o dia todo na rua.

2º ) Na minha infância eu tive papai Noel e coelhinho da Páscoa, essa crença me fez acreditar na magia da vida e enxergar a vida de uma forma abençoada.Obrigado aos meus pais por ter me dado esse prazer de acreditar e esperar o velhinho de barbas brancas e o coelhinho esperto que trazia ovos e eu nunca conseguia ver o momento em que eles chegavam,posso viver muitos anos,mas jamais esqueço a expectativa da espera e o prazer daqueles presentes e a delícia daqueles ovos de páscoa.

3º) Na minha infância meus pais me guiaram para o caminho da fé. Apesar de na época ter sido a contra gosto(pois o que eu queria era brincar) eu fiz catecismo,primeira comunhão e crismei. Hoje reconheço a importância de ter conhecido Deus desde criança, Os 10 mandamentos que me foi tão custoso decorar, as orações que tive que aprender, hoje me são de grande valia quando converso com Deus. Meus pais me apresentaram um Deus generoso,amigo e com um amor imenso por mim. Ao contrário de algumas amigas que insistiam em me fazer acreditar que Deus existia para punir. Estar desde cedo na companhia de Deus me fez tornar uma pessoa capaz de amar ao próximo e querer sempre ajudar. * Georgia, eu adorei participar, e agora vou repassar para 3 blogs amigos. As 3 pessoas queridas que eu vou repassar o selo são: • Liz Dantas do blog SEBÃO LITERÁRIO • Moniquinha do blog Moniquinhaquinhaquinha • She do blog CantinhoShe Japão e Dinamarca jogam às 15h30 no Estádio Royal Bafokeng, em Rustemburgo, iguais em pontos, mas com uma diferença importante entre eles: com melhor saldo (0, contra -1 dos europeus), os asiáticos se garantem com o empate. O técnico Takeshi Okada festeja o fato de não depender do resultado do confronto entre Camarões e Holanda, e promete uma equipe cautelosa, postura que deu certo na estreia, mas fracassou contra os holandeses. Vou torcer pro Japão e espero que o Honda jogue bem e o Japão ganhe!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

MENOS UM LOUCO

Lei de Murphy é um adágio popular da cultura ocidental que afirma:
"Se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará"
ou
"Se há mais de uma maneira de se executar uma tarefa ou trabalho, e se uma dessas maneiras resultar em catástrofe ou em consequências indesejáveis, certamente essa será a maneira escolhida por alguém para executá-la". Essa foi a lei atribuída ao técnico da França,o homem mais falado do momento, e para provar que a lei de Murphy esta certa, veja como tudo começou: *
Raymond Domenech, técnico da seleção da França, levou em consideração a ASTROLOGIA na hora de escolher os jogadores que iriam ser convocados. Ele consultou os astros e convocou cada jogador depois de averiguar o mapa astrológico e o signo de cada jogador.
* Ele JAMAIS convoca um jogador que seja do signo de escorpião.
*
Robert Pires (jogador bastante famoso daquela equipe e que na época jogava no Arsenal-ING) viu a Copa da Alemanha pela televisão por ser do signo de escorpião. Embora tenha feito uma grande temporada pelo seu time, o meia foi preterido pelo volante Dhorasso.
* Segundo ele, um jogador do signo de escorpião é “ruim” para o grupo e já disse em entrevistas que não confia nestes atletas.
Sua justificativa é que escorpiões sempre terminam matando uns aos outros.
* Domenech se tivesse sido técnico do Brasil em copas passadas, jamais teria convocado Pelé e Garrincha.
Outro que também não teria jogado no time de Domenech seria Maradona, pois os 3 jogadores são do signo de escorpião. *
Os leoninos também não tem vez para jogarem na defesa.
Pois de acordo com o francês, leoninos são sempre um problema porque cedo ou tarde eles vão tentar alguma coisa idiota (dentro do campo).
*
No atual grupo francês há dois zagueiros que nasceram sob o signo de Leão, William Gallas e Sébastien Squillaci.
Vai entender por que esses dois foram convocados. Será que foi isso que deu azar pra França? *
Eu acredito que é por culpa do técnico, que se mostrou uma pessoa despreparada para comandar a equipe.
Também acho que o mapa astral a ser consultado deveria ser o dele ,pois o mesmo deveria estar em uma fase negra.
* Nota 10 pra África do Sul,os bafana bafana deram um show de arte, cores, alegria, calor e amor à pátria, apesar da boa vitória sobre a França, estão fora e entraram para a história como os primeiros anfitriões a não passarem para a segunda fase.
* Fiquei triste, pois eu queria essa seleção pelo menos até as quartas de finais,era contagiante vê-los em campo pela alegria da torcida sul-africana e também por causa do técnico Parreira que sou fã. *
Parreira também deu um show de gentileza,elegância e educação. Ao apito final, Carlos Alberto Parreira foi até o técnico rival Raymond Domenech, para cumprimentá-lo. E irritado, o francês se recusou a apertar a mão do brasileiro e fez vários gestos com a mão. “Foi um fato lamentável. Ele não é querido na França e acho que há razões suficientes para isso”, disse Parreira, após explicar o que aconteceu. *
O Dunga tem sido bem radical com os jornalistas,eu desaprovo essa atitude, afinal queremos entrevistas e saber como estão e como pensam os nossos craques.É muita frescura do Dunga!
*
Triste ficamos ao saber que um jogador da Nigéria esta sendo ameaçado de morte, é o meia Sani Kaita, expulso na derrota por 2 a 1 para a Grécia, nesta semana, pela segunda rodada da Copa do Mundo.O meia recebeu o cartão vermelho aos 33min do segundo tempo, após falta dura em Torosidis. A Fifa e a polícia sul-africana já foram comunicadas oficialmente pela Nigéria e a segurança de Kaita será reforçada. Com razão, na Copa de 94, Andrés Escobar fez um gol contra e causou a desclassificação da Colômbia. Dias depois de voltar para casa, foi assassinado com 12 tiros.É lamentável ver que certas pessoas não possuem espírito esportivo e acabam estragando uma festa tão linda. * E abaixo vou postar o que tem no Twitter a respeito da França estar fora da copa. Mas eu confesso que eu gostei, ah isso eu gostei .
É menos um pra se preocupar.
(Mas e o Maradona? Será que vai ficar pelado?)

•E não é que o Raymond Domenech tomou no Anelka? •Por que na França o GPS não é sucesso? Porque lá todo mundo se acha. •Gol da França. Veja pelo lado bom: calaram as vuvuzelas. •Hoje é dia de McFrança: dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num croissant que o diabo amassou. •Identifico-me com a França: não fiz nada durante a Copa.

Que em breve estarei postando os memes e selos que ganhei de meus amigos e amigas. Prometo que assim que possivel estarei visitando e comentando nos blogs que sempre visito,é que estou sem tempo mesmo,mas eu sempre que posso visito, só não estou tendo tempo de comentar. Miperdoa???

domingo, 20 de junho de 2010

Mais um brasileiro se destacando no Japão

Mais um brasileiro em destaque no Japão. A Associação de Sumô do Japão definiu que o lutador Ricardo Sugano, conhecido como Kaisei, ingressará na categoria jyuryo, considerada a sexta mais importante categoria da modalidade.Ricardo Sugamo é de São Paulo, tem 1,94 metro de altura, 169 kg e ainda vai fazer 23 anos no final deste ano. Segundo o Daily Sports Online, o lutador é o quarto brasileiro na história do Sumo a se profissionalizar no Japão. Ainda de acordo com a mídia seu kesshou mawashi (cinto de luta para cerimônia) será estampado com a imagem do cristo redentor.

Mitos e Verdades do Sumô VERDADE. Os lutadores de Sumô profissionais tem uma alimentação especial para engordar. Sim, eles se alimentam para ganhar peso e tamanho. E tem ainda um prato especial chamado Chanko Nabe,O mais curioso é que devido à quantidade de verduras e carne branca, a iguaria tem baixa caloria. O diferencial está no volume, já que dentro da mesma caçarola muitas vezes se mistura peixe, frango, carne de porco, carne de gado, frutos do mar, verduras e legumes. MITO. Os lutadores amadores também tem uma alimentação especial para engordar. Os lutadores amadores têm a alimentação normal. MITO. Precisa ser gordo para lutar Sumô. Não precisa ser gordo para praticar.

VERDADE. O Sumô faz bem para a saúde. Assim como qualquer modalidade esportiva, o Sumô traz benefícios à saúde. MITO. Precisa ter determinado peso e altura para ingressar no Sumô profissional. Até pouco tempo atrás, precisava ter 1,75 m e 75 kg para entrar no Sumô profissional, mas hoje é aberto a pessoas que não atinjam esse limite, desde que se submetam a teste físico. VERDADE. Lutar Sumô emagrece. Quando uma pessoa mais gordinha começa a treinar, num primeiro momento ela emagrece.

MITO. A profissão melhor remunerada no Japão é limpar o "poposão" de lutador de Sumô. Não sei quem é que inventou isso. ESSA PROFISSÃO NÃO EXISTE! TRATA-SE DE UMA LENDA URBANA! VERDADE. Somente os sessenta melhores lutadores recebem salário no Sumô profissional. Pois é... A vida é dura né. Dos quase 800 lutadores profissionais, somente os que estão no topo do ranking recebem salário. VERDADE. O Brasil tem atletas de 4 a 60 anos. Nos campeonatos regionais existe a categoria "Mirim C", que abriga atletas de até 7 anos; e no campeonato veterano em São Paulo, há a participação de veteranos com mais de 60 anos. VERDADE. O Brasil já foi campeão mundial. Luis Go Ikemori, que lutou profissionalmente no Japão sob a alcunha Ryudô, e se tornou o primeiro brasileiro sekitori no Japão. O atleta, que se aposentou em 1999, foi campeão nacional de sumô colegial do Japão antes de se integrar ao Tamanoi-beya e é irmão de outra revelação do esporte no Brasil, Cláudio Ikemori, ex-campeão mundial de sumô.

Fernanda Pereira,também ganhou no feminino peso pesado em 2005. MITO. O Sumô é para japoneses. No Brasil temos mais lutadores sem nenhuma ascendência japonesa; já são 45 países participando do campeonato mundial; no Sumô profissional, os dois yokozuna são mongóis. VERDADE. No Sumô existem mais de 90 golpes. Sim, e estão listados no site oficial da Associação Japonesa de Sumô. FONTE: AQUI

* Hoje dinovo vou ver o dia amanhecer, é dia (aliás,madrugada) de jogo do Brasil e aqui no Japão o jogo é de madrugada.

Espero que o Brasil ataque sem medo, e que o Dunga mude a escalação e dê chances a outros jogadores(Nilmar e Daniel Alves),se Kaká ficar jogando de salto alto, que o Dunga tire ele logo.

O francês Stephane Lannoy irá apitar a partida do Brasil hoje com a Costa do Marfim, e só espero que ele não faça igual o Juiz Argentino (tinha que ser)... Hector Baldassi (que apitou o Jogo:JapãoxHolanda), que ao meu entender deu uma roubadinha deslavada no finalzinho do jogo e não deu pênalti pra seleção Japonesa.

Vale lembrar que se o Brasil empatar com Costa do Marfim e Portugal estará… ELIMINADO DA COPA!O empate nesse caso, não é um bom resultado, o negócio é ganhar.(Não tô urubuzando não hein!)

Dificil é torcer em silêncio, aqui a lei do silêncio após as 22 horas TEM QUE ser cumprida!

Vê se ganha Brasil,estaremos torcendo!!!!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

FELIZ DIA DOS PAIS

Não, eu não equivoquei a data desta comemoração tão importante que é o

DIA DOS PAIS.

É que AQUI no JAPÃO, esta data é comemorada no 3º domingo de JUNHO. A idéia de comemorar o Dia dos Pais, no Brasil, partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Sua data foi alterada para o segundo domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.

Mas no Japão, assim como no Reino Unido, na Argentina e no Peru, os pais são homenageados no terceiro domingo de junho. Então, quem tem pai brasileiro e mora no Japão já pode comemorar. Neste ano, o Dia dos Pais será no dia 20.

Parabéns então a todos os PAIS, meu carinho especial para o Márcio(meu esposo)que é pai do meu filho Igor, e ao meu pai que já faleceu, mas permanece vivo em meu coração. Felicidades também pro meu sogro querido.

Aqui no Japão começou o “tsuyu” (梅雨) que a época de chuvas.

O tsuyu dura cerca de dois meses, de junho a julho.

Este ano por causa do aquecimento global(creio eu) a chuva chegou atrasada. Isso fez alguns agricultores adiarem o plantio de arroz.Onde moro, tem uma enorme plantação de arroz ao lado do meu prédio, e já moro neste prédio a quase 4 anos, e nos anos anteriores presenciei o início do plantio de arroz no fim do mês de maio.

Este ano o plantio começou na semana retrasada, por que a chuva abençoada não chegava.

A chuva chegou semana passada, e desde então choveu praticamente quase todos os dias.

Eu adoro dormir ouvindo o barulhinho da chuva, mas não gosto dessa época de Tsuyu porque além de ser chato sair de casa com chuva, aqui, por causa das plantações de arroz, temos que conviver com as rãs que aparecem aos montes, e eu tenho pavor de sapos.

Eu classifico essa espécie de anfíbios anuros assim:

O sapo é o marido da rã. A Rã é esposa do sapo.E a perereca é a filha deles.

Então é tudo SAPO

Japão que eu Adoro!

No próximo mês (Julho),completará 20 anos de MOVIMENTO DEKASSEGUI.
%
O termo dekassegui (出稼ぎ) é formado pelas palavras Japonesas:
deru(出る,sair) e kasegu(稼ぐ ganhar dinheiro), designando qualquer pessoa que deixa sua terra natal para trabalhar, temporariamente, em outra região.
Os Japoneses que vivem em cidades do interior e que vão aos grandes centros a trabalho , também são chamados de dekasseguis. Da mesma forma, assim são igualmente denominados os Brasileiros, Peruanos e outros que emigram para o Japão.
¨% Em 1990 foi permitido que os descendentes de Japoneses viessem a trabalho no Japão. Estou aqui à quase 20 anos, e presenciei muitas mudanças, quando me recordo da época em que cheguei aqui é que me deparo como houve mudanças.
Negativas & Positivas.
% Naquela época eu jamais cheguei a pensar que o Japão um dia enfrentaria uma crise econômica, os salários eram melhores e haviam muitas horas extras.Oferta de trabalho também.
E as exigências quanto a linguagem e escrita Japonesa, não eram exigidas.Bastava ter coragem de trabalhar em trabalhos pesados,sujos ou perigosos e já era o suficiente para ser empregado.
$ Hoje a situação é bem diferente. 2
Esta semana participei de uma Palestra sobre leis,regras e atual situação do mercado de trabalho no Japão. Fui até preparada para ouvir um monte de coisas ruins,afinal ano passado o Japão(e o mundo) passaram por uma crise,onde vários estrangeiros e Japoneses ficaram desempregados. Muitos Brasileiros regressaram ao Brasil porque não conseguiam trabalho.
@ Na palestra foi informado que conforme a estatística do governo Japonês, o Japão irá precisar de mão de obra estrangeira,isso é de 1990 desde quando começou a vir os primeiros estrangeiros, até o ano de 2055. Estima-se que faltará mão de obra, devido ao alto número de população de idosos no País.
O governo tem incentivado para crescer a taxa de natalidade, tem criado vários subsídios,
A população tem que se animar e procriar. Por isso é que atualmente as exigências aos estrangeiros em aprender o idioma tem sido tão cobradas.Por que o Japão vai necessitar SEMPRE de estrangeiros,isso já é fato.
$ Fiz um acordo com a empresa e pedi demissão em fevereiro deste ano, eu estava com alguns problemas de saúde devido ao trabalho e consegui um acordo me favorecendo para que eu pudesse receber o seguro desemprego. Desde então estou desempregada e recebendo o seguro.
Não tenho o que reclamar, pois era essa a minha intenção, tratar da saúde, fazer alguns cursos para me especializar e receber o seguro. $
E foi o que eu fiz, me matriculei em cursos de aprendizagem da linguagem,escrita e leitura Japonesa,estou me especializando para poder estar apta para entrar no mercado de trabalho com a vantagem de poder escolher um bom emprego e um bom salário.
# Aqui eu fico impressionada como funcionam as leis e os direitos trabalhista.
Desde o dia 31 de março de 2009, o governo japonês anunciou medidas emergenciais em relação aos brasileiros que incluem:
d Apoio a manutenção do emprego ou a recolocação de posto de trabalhos, verba para garantia de moradia, aumento de intérpretes conforme a necessidade local, programa preparatório para emprego através de capacitação e ensino da língua japonesa e ajuda financeira para retorno ao país de origem, de 300 mil ienes para cada trabalhador e de 200 mil ienes a seus dependentes para retornarem ao país de origem. Esta última medida foi amplamente divulgada no Japão e no Brasil, gerando polêmica na comunidade brasileira no Japão.O que me causou enorme espanto ver pessoas reclamando que o Japão estava oferecendo esta ajuda de 300mil ienes como forma de expulsar os brasileiros daqui do Japão. Eu discordo, pois existem brasileiros em diversas partes do mundo, e em nenhum outro País os brasileiros receberam ajuda para retornarem ao Brasil. Muitos brasileiros que estavam no Japão trabalhando mas que perderam seus empregos e/ou não estão conseguindo arranjar, resolveram retornar ao Brasil e estão enfrentando dificuldades de reinserção, readaptação na sua cidade, região ou país de origem, juntamente com os problemas sociais, emocionais, psicológicos e familiares. Brasileiros voltam pro Brasil e não tem nenhum suporte de ajuda.Filhos de dekasseguis retornam ao Brasil e ficam sem nenhuma ajuda de apoio na escola. Sendo que aqui temos toda a ajuda possível quando chegamos no Japão,nossos filhos tem intérpretes nas escolas Japonesas. Nós os dekasseguis já enviamos para o Brasil muita grana, e ao retornar nos sentimos abandonados pelo nosso País.
D Na firma onde eu trabalhava,na época da crise ,foi demitido mais Japoneses do que estrangeiros. Pois o Presidente da firma estava ciente do quanto iria fazer falta a empresa se demitisse os estrangeiros.
^p Onde faço mensalmente o reconhecimento para recebimento do seguro desemprego(Hello Work) sou muito bem atendida, creio que há 3 funcionários que são tradutores e trabalham lá só para atenderem os estrangeiros.
Esses funcionários também estão lá para auxiliar na busca e obtenção de emprego, fazem treinamentos de entrevistas de emprego e informam sobre leis,seguro e regras trabalhistas.
$ Só que também existem muitos estrangeiros folgados, que não procuram se especializar, e nem fazem força para aprender a língua Japonesa.Diante da recessão, as exigências em relação aos dekasseguis para emprego,tornou-se então mais rigoroso. A idade, proficiência em língua japonesa,carteira de motorista tem sido as exigências dos empregadores . Os cursos tem certificados, o material e o curso é inteiramente gratuíto.
No curso além da aprendizagem da lingua Japonesa,também esta incluso várias palestras e visitas a empresas para conhecer o funcionamento das mesmas. Confesso que devido aos cursos que estou participando o meu cansaço é maior do que trabalhar, pois faço 2 cursos e tenho que ir de trem todos os dias, pois fica longe de onde eu moro, mas é compensador, pois tenho aprendido muito, muito mesmo. Espero colher os frutos dessa semente que estou plantando com tanta fé e determinação!
Argentina hein....Goleu de 4 a 1 sobre a Coreia do Sul, essa goleada deixou a Argentina bem perto da vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. (Mas ainda é cedo pro Maradonna ir tirando a roupa) Futebol é uma caixa de surpresas.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Visite e deixe umas palavras a eles!

E ai pessoas queridas que sempre estão aqui, hoje a minha conversa é com vocês! E então? O que acharam do 1º jogo da seleção? Aprovaram o resultado? Resultados a parte por enquanto, minha preocupação é com a ARGENTINA,tenho muitos motivos para não querer que eles vençam essa copa,mas o que prevalece é o fato do técnico Maradona afirmar que desfilará pelo centro de Buenos Aires sem roupa, caso a seleção Argentina vença a Copa do Mundo pela terceira vez. Essa promessa foi feita antes do embarque para a África do Sul. - Se ganharmos o Mundial, eu fico nu no Obelisco - avisou Maradona, referindo-se ao monumento que fica na Avenida Nove de Julho, a maior da capital Argentina. Aff, (siDeusquiser) não há de acontecer, a Argentina vencer ... e ainda ver o Maradonna pelado??????? Mipoupe! Mas quanto ao Brasil no jogo de ontem contra a Coréia do Norte,achei que foi um bom resultado.Afinal todos queriam a vitória ontem, e estréia boa é estréia com vitória. Ainda é começo,acredito que o mais importante é a união do grupo, e essa união existe,por isso Elano marcou aquele gol. Kaká ta bichado!!!!Esse ai Dunga errou na escolha de convocá-lo. Mas ainda tem muita bola pra rolar e vou torcer otimista. *

* Mudando um pouco de assunto... Que tal visitar um hospital e levar palavras de ânimo aos pacientes com câncer?

Calma, você pode visitar o hospital dai mesmo de onde você esta, nem precisa sair do conforto de sua poltrona.

É um movimento com um projeto tão simples e ao mesmo tempo tão grandioso.

Um movimento para levar força aos pacientes com câncer do Hospital Mário Penna em Belo Horizonte. É muito simples . É assim :

Entre no site Doe Palavras e escreva sua mensagem de incentivo se preferir faça via Twitter , basta acrescentar:

* Seu nome, Cidade ou País onde você reside, e a mensagem, depois da mensagem digite #doepalavras, e enviar. Fácil né?

A sua mensagem será exibida nas TVs do Hospital para os pacientes em tratamento contra o câncer.

Eu já enviei minha mensagem e espero levar até aqueles pacientes, conforto e fé.

Participe!!!

* * # Arrisca um palpite pro próximo jogo do Brasil, diz ai, quero ver se nosso palpite é igual!!!!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

DUREZA estar no Japão e querer ver o Brasil jogar

Eita dureza!
Dureza não... Sono mesmo!
Pra nós dekasseguis Brasileiros que estamos aqui no Japão é dificíl....
Enquanto em nosso País ta todo mundo animado,reunidos e anciosos para torcer pro Brasil, NÓS os dekasseguis aqui no Japão estamos cochilando na frente da tv pra poder assistir o jogo do Brasil.
Aqui é de madrugada, no momento faltam 30 minutos pra começar o jogo,quase 3 e meia da madrugada e eu aqui, blogando e cochilando, só pra não dormir, pois tenho que assistir a seleção Brasileira jogar, afinal é o primeiro jogo!
Torcer pro Brasil e querer assistir o jogo estando aqui no Japão é dureza!
Que sono!
Vai Brasil, me faz sentir compensada...
Meu palpite? Hum...3x0 Pro BRASIL,lógico!!!
Não arrisco dizer quem vai marcar por que só to vendo minha cama no momento!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Que a VIDA seja BOA, como a gente merece!

A vida é curta demais pra ser só assim, assim... Que seja BOA, como a gente sonha e merece! Mas se for RUIM, que a gente não abandone a vontade de mudar isso, nunca!
Parabéns especial e carinhoso a vocês:

E também ao BLOG LOST IN JAPAN

domingo, 13 de junho de 2010

O dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o na rua: - Sr. Bilac, estou precisando vender o meu sítio, que o senhor tão bem conhece. Será que o senhor poderia redigir o anúncio para o jornal? Olavo Bilac apanhou o papel e escreveu. " Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeirão. A casa banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranqüila das tardes, na varanda ". Meses depois, topa o poeta com o homem e pergunta-lhe se havia vendido o sítio. Nem penso mais nisso, -disse o homem- quando li o anúncio é que percebi a maravilha que tinha!

Era inveja

Nesse momento em que o assunto principal é o futebol, me fez lembrar desta crônica que eu adoro. No Brasil três coisas são indiscutivelmente democráticas. A praia, que debaixo de um sol junta madame e funkeira trajadas no mesmo uniforme. O futebol, que une o ladrão e o padre numa imensa fraternidade. E o trânsito, que bota o Zé do Chevete e João do Jaguar lado a lado, paralisados pela mesma encrenca. Das três brasilidades, o futebol é o que mais me intriga. Tenho um namorado que ama a bola. É uma pessoa cheia de virtudes, mas se há uma constância em seu caráter, esta é a impontualidade. Não consegue chegar na hora, o mundo o atrapalha, a menos é claro no caso do futebol. Não falo aqui daquele jogo no estádio com hora oficial pra começar, refiro-me à pelada, ao racha, aquele bate-bola entre amigos, que no caso aqui de casa acontece três vezes por semana. O campo é longe, uma viagem, o sol a pino - não importa.
Dia do compromisso logo cedo o moço fica ansioso, não pode atrasar e não há imprevisto que o segure. Nesses dias meu amor é um britânico! Sábado desses resolvi acompanhá-lo.
Os companheiros de partida não gostaram nadinha, mas gentis, fizeram que sim. Aquilo não é lugar de mulher eu já devia saber. Pra compensar o mal-estar, começa o jogo e eu bato muita palma, exagero o entusiasmo, assovio e tanto faço que o dono do campo a quem eu bajulava escancaradamente sentiu-se na obrigação de me dedicar um gol. Segue o embate com altos e baixos, a coisa aquece e pimba... um golaço, aquele chutão do meio do campo pra dentro da rede à Roberto Carlos. As más línguas desmerecendo o artilheiro, dizem que o momento é histórico e não se repetirá - não acredito, foi jogada de mestre; vi e guardarei na memória. Continua a partida com bons momentos, outros nem tanto, uma contusão aqui, uma falta ali, um corpo caído no chão.
De repente me bate uma estranheza e vou percebendo que acima da bola, das jogadas, do corre pra lá e pra cá, o que mais se via, na verdade, eram discussões, ofensas, xingamentos e uma roubalheira de fazer corar um palmito.
A coisa chegou num ponto em que tive a certeza que terminado aquilo os adversários não voltariam a se falar. Acaba o jogo.
Entre vitórias e desilusões, corre-se pro vestiário e devo dizer que nem na feira fala-se tão alto e ao mesmo tempo quanto num banheiro cheio de homens; eu não estava dentro, mas nem precisava... Fiquei quietinha do lado de fora esperando meu namorado, que, pela delonga, tomava um banho de Cleópatra.
Assim, pude observar bem os outros rapazes que sorridentes e limpinhos iam saindo do vestiário qual amigos de infância. Aqueles mesmos que há pouco se juravam de morte agora pavoneavam-se uns pros outros aos tapinhas nas costas. Havia ali cantores, compositores, um sapateiro, o editor de um jornal, um empresário da música, atores, um jogador aposentado, dois médicos, e alguns moços das redondezas empobrecidas cuja competência em campo desequilibrara o jogo - tudo adversário de sangue na hora da bola e amigo do peito na saída pro chopp. Na pelada não há rancores, o que se passa em campo fica no campo. Nem pudores, ali são todos craques - o vírus da imodéstia ataca democraticamente. Uma beleza! Fui-me embora com um vazio a futucar o espírito. O que nós mulheres temos de parecido, o shopping, o salão? Nem chegam perto. Não pode xingar, espernear, soltar os sapos da garganta - além do que, num e noutro, o máximo de exercício que se faz é com a língua na futrica da vida alheia - muito chato. Não havia como negar, o brinquedo dos rapazes é divertido como só, e meu vazio era de inveja. Nós mulheres não temos nada que se compare.
Maite Proença - Revista Época 2005

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Será que ele vai estar lá?

A poucas horas da grande festa de abertura da copa do mundo de 2010 na África, todos estão anciosos para assistir essa grande festa. Mas o convidado especial e que ainda não foi confirmado a presença, devido ao seu estado de saúde é: Nelson Rolihlahla Mandela Será que ele vai estar presente?

Eu esperava que sim, ele é a celebridade máxima dessa festa. Mas infelizmente ele não estara presente. O motivo foi a morte de sua bisneta, Zenani Mandela, que faleceu em um acidente de carro quando voltava da festa de abertura da Copa do Mundo, realizada nesta quinta-feira, em Johanesburgo, na África do Sul.

Que a copa vai ser cediada na África, e que o "nosso"Brasil estara participando todos sabem. Mas será que todos sabem quem é

NELSON Rolihlahla Mandela ? Nelson Rolihlahla Mandela ,nasceu em 18 de julho de 1918 é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento antiapartheid, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista. Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito. Em 1990 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que foi recebido em 2002. Mandela, como jovem estudante de direito, envolveu-se na oposição ao regime do Apartheid, que negava aos negros (maioria da população) direitos políticos, sociais e econômicos. Uniu-se ao Congresso Nacional Africano (conhecido no Brasil pela sigla portuguesa, CNA, e em Portugal pela sigla inglesa, ANC) em 1947, e dois anos depois fundou com Walter Sisulu e Oliver Tambo (entre outros) uma organização mais dinâmica, a Liga Jovem do CNA/ANC. Depois da eleição de 1948 dar a vitória aos africânderes Partido Nacional apoiantes da política de segregação racial, Mandela tornou-se activo no CNA, tomando parte do Congresso do Povo (1975) que divulgou a Carta da Liberdade - documento contendo um programa fundamental para a causa antiapartheid. Comprometido de início apenas com actos não violentos, Mandela e seus colegas aceitaram recorrer às armas após o massacre de Sharpeville (21 de Março de 1960), quando a polícia sul-africana atirou em manifestantes negros, desarmados, matando 69 pessoas e ferindo 180 - e a subsequente ilegalidade do CNA e outros grupos antiapartheid. Em 1961 tornou-se comandante do braço armado do CNA, o chamado Umkhonto we Sizwe ("Lança da Nação", ou MK), fundado por ele e outros. Mandela coordenou uma campanha de sabotagem contra alvos militares e do governo, fazendo também planos para uma possível guerrilha se a sabotagem falhasse em acabar com o apartheid; também viajou em coleta de fundos para o MK, e criou condições para um treinamento e atuação paramilitar do grupo. Em agosto de 1962 Nelson Mandela foi preso e sentenciado a 5 anos de prisão por viajar ilegalmente ao exterior e incentivar greves. Em 02 de junho de 1967 foi sentenciado novamente, dessa vez a prisão perpétua (apesar de ter escapado de uma pena de enforcamento), por planejar ações armadas, em particular sabotagem (o que Mandela admite) e conspiração para ajudar outros países a invadir a África do Sul (o que Mandela nega). No decorrer dos vinte e seis anos seguintes, Mandela se tornou de tal modo associado à oposição ao apartheid que o clamor "Libertem Nelson Mandela" se tornou bandeira de todas as campanhas e grupos antiapartheid ao redor do mundo. Enquanto estava na prisão, Mandela enviou uma declaração para o CNA (e que viria a público em 20 de Junho de 1980) em que dizia: "Unam-se! Mobilizem-se! Lutem! Entre a bigorna que é a ação da massa unida e o martelo que é a luta armada devemos esmagar o apartheid!"

Recusando trocar uma liberdade condicional pela recusa em cessar o incentivo a luta armada (Fevereiro de 1985), Mandela continuou na prisão até Fevereiro de 1990, quando a campanha do CNA e a pressão internacional conseguiram que ele fosse libertado em 11 de fevereiro, por ordem do presidente Frederik Willem de Klerk. O CNA também foi tirado da ilegalidade. Nelson Mandela recebeu em 1989 o Prêmio Internacional Al-Gaddafi de Direitos Humanos, e em 1993, com de Klerk, recebeu o Nobel da Paz, pelos esforços desenvolvidos no sentido de acabar com a segregação racial. Em Maio de 1994, tornou-se ele próprio o presidente da África do Sul, naquelas que foram as primeiras eleições multirraciais do país. Cercou-se, para governar, de personalidades do ANC, mas também de representantes de linhas políticas. Mandela também foi criticado por sua amizade próxima para com líderes como Fidel Castro (Cuba) e Muammar al-Gaddafi (Líbia), a quem chamou de "irmãos das armas". Sua decisão em invadir o Lesoto, para evitar um golpe de estado naquele país, também é motivo de controvérsia. Casou-se três vezes. A primeira esposa de Mandela foi Evelyn Ntoko Mase, da qual se divorciou em 1957 após 13 anos de casamento. Depois casou-se com Winnie Madikizela, e com ela ficou 38 anos, divorciando-se em 1997, com divergências políticas entre o casal vindo a público. No seu 80º aniversário, Mandela casou-se com Graça Machel, viúva de Samora Machel, antigo presidente moçambicano e aliado do CNA. Ele recebeu muitas distinções no exterior, incluindo a Ordem de St. John, da rainha Isabel II, e a Medalha presidencial da Liberdade de George W. Bush. Ele é uma das duas únicas pessoas de origem não-indiana a receber o Bharat Ratna - distinção mais alta da Índia - em 1970. (A outra pessoa não-indiana é a Madre Teresa de Calcutá.) Em 2001 tornou-se cidadão honorário do Canadá e também um dos poucos líderes estrangeiros a receber a Ordem do Canadá. Em 2003, Mandela fez alguns pronunciamentos controversos, atacando a política externa do presidente estadunidense Bush. No mesmo ano, ele anunciou seu apoio à campanha de arrecadação de fundos contra a AIDS chamada 46664 - número que lembra a sua matrícula prisional. Em Junho de 2004, aos 85 anos, Mandela anunciou que se retiraria da vida pública. Sua saúde tem sofrido abalos nos últimos anos e ele deseja aproveitar o tempo que lhe resta com a família. Fez uma exceção, no entanto, por seu compromisso em lutar contra a AIDS. Naquele mesmo mês ele viajou para a Indonésia, a fim de discursar na XV Conferência Internacional sobre a AIDS. Em Novembro de 2006, foi premiado pela Anistia Internacional com o prêmio Embaixador de Consciência 2006 em reconhecimento à liderança na luta pela proteção e promoção dos direitos humanos. Em abril de 2007, Mandela apareceu no comício do Congresso Nacional Africano, do candidato a presidente Jacob Zuma, mostrando seu apoio. Em junho de 2008 foi realizado um grande show em Londres em homenagem aos seus 90 anos, onde participaram vários cantores mundialmente conhecidos. ALGUMAS FRASES FAMOSAS DE MANDELA "Comenta-se que ninguém de fato conhece uma nação até que se veja numa de suas prisões. Uma nação não deveria ser julgada pela forma que trata seus mais ilustres cidadãos, mas como trata os seus mais simplórios." Nelson Mandela * " Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo." Nelson Mandela * "Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos." Nelson Mandela * "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." Nelson Mandela * "Ainda há gente que não sabe, quando se levanta, de onde virá a próxima refeição e há crianças com fome que choram." Nelson Mandela

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Como esta a minha janela?

Um casal, recém-casados mudou-se para um bairro muito tranqüilo. Na primeira manhã que passavam na casa, enquanto tomavam café, a mulher reparou através da janela em uma vizinha que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido: - Que lençóis sujos ela está pendurando no varal! Está precisando de um sabão novo. Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!
* O marido observou calado. Alguns dias depois, novamente, durante o café da manhã, a vizinha pendurava lençóis no varal e a mulher comentou com o marido: - Nossa vizinha continua pendurando os lençóis sujos! Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas! *
E assim, a cada dois ou três dias, a mulher repetia seu discurso, enquanto a vizinha pendurava suas roupas no varal. Passado um mês a mulher se surpreendeu ao ver os lençóis muito brancos sendo estendidos e, empolgada, foi dizer ao marido: - Veja, ela aprendeu a lavar as roupas, Será que a outra vizinha ensinou? *
O marido calmamente respondeu: - Não, hoje eu levantei mais cedo e lavei os vidros da nossa janela!
* E assim é: tudo depende da janela através da qual observamos os fatos. Antes de criticar, verifique seus próprios defeitos e limitações.
Devemos olhar, antes de tudo, para nossa própria casa, para dentro de nós mesmos.
Lave sua vidraça.
Abra sua janela.
(autor desconhecido)

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Quando o sofrimento bater à sua porta

Certa vez,um velho sábio disse ao seu aluno que,ao longo de
sua vida,ele descobriu
ter dentro de si
dois cães
- um bravo e violento e outro manso,muito dócil.
* *
Diante daquela pequena história o aluno
resolveu perguntar:
- E qual é o mais forte?
*
O sábio respondeu:
- O que eu alimentar.
*
O mesmo se dará conosco na lida com os sofrimentos da vida.
Dentro de nós haverá sempre um embate estabelecido entre
PROBLEMA & SOLUÇÃO.
Vencerá AQUELE que nós decidirmos alimentar...
*
Perdemos a oportunidade de saborear a vida só porque não aprendemos a ciência de administrar os problemas que nos afetam.
Invertemos a ordem e a importância das coisas.
Sofremos DEMAIS por aquilo que é de menos.
E sofremos de MENOS por aquilo que seria realmente importante sofrer um pouco mais.
*
*
(do livro: Quando o sofrimento bater à sua porta - Pe.Fábio de Melo)

terça-feira, 8 de junho de 2010

Frases dos ônibus das seleções na Copa

"Lotado! O Brasil inteiro está aqui dentro!"
Esta é a frase que esta no ônibus brasileiro A Fifa divulgou a lista com as frase que irão estampar os ônibus das 32 seleções na Copa do Mundo da África do Sul. O veículo da Seleção Brasileira estará estampado pela seguinte frase: "Lotado! O Brasil inteiro está aqui dentro!". As frases foram escolhidas por meio de votação no site oficial da entidade. A outra frase que estava concorrendo trazia a seguinte mensagem:
"Veículo monitorado por 180 milhões de corações brasileiros".
Adversário do Brasil no Mundial, a seleção portuguesa terá o sonho do título estampado no ônibus. "Um sonho, uma ambição... Portugal campeão!", diz a mensagem. Atual campeão mundial, a Itália aposta no azul para contagiar os torcedores e estampa no ônibus a frase: "O nosso azul no céu africano!". Por outro lado, a Argentina apela para a glória com a inscrição: "Última parada: a glória". Confira abaixo as frases das 32 seleções: África do Sul: Uma nação, orgulhosamente unida sob um arco-íris Alemanha: Na estrada para ganhar a Copa! Argélia: Estrela e a lua crescente com um objetivo: Vitória! Argentina: Última parada: a glória Austrália: Ouse Sonhar, Avance Austrália Brasil: Lotado! O Brasil inteiro está aqui dentro! Camarões: Os Leões Indomáveis estão de volta Chile: Vermelho é o sangue do meu coração, Chile campeão Coreia do Norte: 1966 de novo! Vitória para a Coreia do Norte! Coreia do Sul: Os Gritos dos Vermelhos, República da Coreia Unida Costa do Marfim: Elefantes, vamos lutar pela vitória! Dinamarca: Tudo o que você precisa é uma seleção dinamarquesa e um sonho Eslováquia: Façam tremer o gramado verde! Vamos Eslováquia! Eslovênia: Com 11 corações valentes até o fim Espanha: Esperança é meu caminho, vitória é meu destino Estados Unidos Vida, Liberdade e a busca pela Vitória! França: Todos juntos por um novo sonho em azul Gana: A esperança da África Grécia: A Grécia está em todos os lugares! Holanda: Não tema os cinco grandes, tema os 11 laranjas Honduras: Um país, uma paixão, 5 estrelas no coração! Inglaterra: Jogando com orgulho e glória Itália: O nosso azul no céu africano! Japão: O espírito Samurai nunca morre! Vitória para o Japão! México: É hora de um novo campeão! Nigéria: Super Águias e supertorcedores, estamos unidos Nova Zelândia: Chutando ao estilo Kiwi Paraguai: O leão Guarani ruge na África do Sul Portugal: Um sonho, uma ambição... Portugal campeão! Sérvia: Joguem com o coração, liderem com um sorriso! Suíça: Vamos, Suíça! Uruguai: O sol brilha sobre nós! Vamos, Uruguai! FONTE- Espaço Educar
#
#
E vai começar a copa, e mais um ano eu aqui, no Japão, longe do Brasil e longe do clima de copa que contagia o Brasil, que para tudo em dia de jogo da seleção.
Mais uma vez terei que acompanhar de longe,festejar de longe e torcer de longe...
Já é a quinta copa do mundo que não estou no Brasil pra assistir e torcer com esse clima brasileiro que só o Brasil oferece.
Mas mesmo distante,estarei torcendo,enquanto digito aqui, assisto na tv o Brasil golear a Tanzânia,é um amistoso, mas já dá pra ter a certeza de que a taça pode ser nossa SIM.
Aprovei a frase escolhida para estampar o ônibus da seleção,é a mais bonita de todos os paises,combinou perfeitamente com as cores do ônibus, também pudera, existe bandeira mais bonita que a do Brasil? Existe cores mais harmoniosas que a da nossa bandeira Brasileira?Eu elejo o nosso Hino Nacional o mais lindo de todos.(Do corinthians também,rs)Amooooo!!!
Vou torcer,não importa como,nem de onde,meu coração é brasileiro e vou torcer muito pelo Brtasil.
# # Gostaria de apresentar a vocês um blog bem educativo,estou sempre visitando e tirando idéias para ajudar meu filho na escola, tem muitas dicas,brincadeiras e jogos didáticos, tudo para ajudar você e seu filho na escola.Principalmente as mamães que residem fora do Brasil que estão sempre a procura de idéias e atividades escolares para seus filhos.
Vale a pena conferir.
clique e visite # # Meu ego inflou ontem, ao receber da REBECA uma dedicatória tão linda em meus COMENTÁRIOS, quem é que não gosta né?EU ADORO!!!! Olhem a música que ela me dedicou, pois ela diz que sou ALEGRIA PURA.
Obrigado Rebeca por me fazer feliz e me ALEGRAR com sua amizade e carinho.
O blog da Rebeca e Jota Cê causa vontade de amar, um amor gostoso, daqueles que embalam na rede e flutua em nuvens.
O amor deles é arretado de bom!