...A pontuação é a respiração da frase e minha frase respira assim. E se você me achar esquisita, respeite também. Até eu fui obrigada a me respeitar! ...

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Japão que eu Adoro!

No próximo mês (Julho),completará 20 anos de MOVIMENTO DEKASSEGUI.
%
O termo dekassegui (出稼ぎ) é formado pelas palavras Japonesas:
deru(出る,sair) e kasegu(稼ぐ ganhar dinheiro), designando qualquer pessoa que deixa sua terra natal para trabalhar, temporariamente, em outra região.
Os Japoneses que vivem em cidades do interior e que vão aos grandes centros a trabalho , também são chamados de dekasseguis. Da mesma forma, assim são igualmente denominados os Brasileiros, Peruanos e outros que emigram para o Japão.
¨% Em 1990 foi permitido que os descendentes de Japoneses viessem a trabalho no Japão. Estou aqui à quase 20 anos, e presenciei muitas mudanças, quando me recordo da época em que cheguei aqui é que me deparo como houve mudanças.
Negativas & Positivas.
% Naquela época eu jamais cheguei a pensar que o Japão um dia enfrentaria uma crise econômica, os salários eram melhores e haviam muitas horas extras.Oferta de trabalho também.
E as exigências quanto a linguagem e escrita Japonesa, não eram exigidas.Bastava ter coragem de trabalhar em trabalhos pesados,sujos ou perigosos e já era o suficiente para ser empregado.
$ Hoje a situação é bem diferente. 2
Esta semana participei de uma Palestra sobre leis,regras e atual situação do mercado de trabalho no Japão. Fui até preparada para ouvir um monte de coisas ruins,afinal ano passado o Japão(e o mundo) passaram por uma crise,onde vários estrangeiros e Japoneses ficaram desempregados. Muitos Brasileiros regressaram ao Brasil porque não conseguiam trabalho.
@ Na palestra foi informado que conforme a estatística do governo Japonês, o Japão irá precisar de mão de obra estrangeira,isso é de 1990 desde quando começou a vir os primeiros estrangeiros, até o ano de 2055. Estima-se que faltará mão de obra, devido ao alto número de população de idosos no País.
O governo tem incentivado para crescer a taxa de natalidade, tem criado vários subsídios,
A população tem que se animar e procriar. Por isso é que atualmente as exigências aos estrangeiros em aprender o idioma tem sido tão cobradas.Por que o Japão vai necessitar SEMPRE de estrangeiros,isso já é fato.
$ Fiz um acordo com a empresa e pedi demissão em fevereiro deste ano, eu estava com alguns problemas de saúde devido ao trabalho e consegui um acordo me favorecendo para que eu pudesse receber o seguro desemprego. Desde então estou desempregada e recebendo o seguro.
Não tenho o que reclamar, pois era essa a minha intenção, tratar da saúde, fazer alguns cursos para me especializar e receber o seguro. $
E foi o que eu fiz, me matriculei em cursos de aprendizagem da linguagem,escrita e leitura Japonesa,estou me especializando para poder estar apta para entrar no mercado de trabalho com a vantagem de poder escolher um bom emprego e um bom salário.
# Aqui eu fico impressionada como funcionam as leis e os direitos trabalhista.
Desde o dia 31 de março de 2009, o governo japonês anunciou medidas emergenciais em relação aos brasileiros que incluem:
d Apoio a manutenção do emprego ou a recolocação de posto de trabalhos, verba para garantia de moradia, aumento de intérpretes conforme a necessidade local, programa preparatório para emprego através de capacitação e ensino da língua japonesa e ajuda financeira para retorno ao país de origem, de 300 mil ienes para cada trabalhador e de 200 mil ienes a seus dependentes para retornarem ao país de origem. Esta última medida foi amplamente divulgada no Japão e no Brasil, gerando polêmica na comunidade brasileira no Japão.O que me causou enorme espanto ver pessoas reclamando que o Japão estava oferecendo esta ajuda de 300mil ienes como forma de expulsar os brasileiros daqui do Japão. Eu discordo, pois existem brasileiros em diversas partes do mundo, e em nenhum outro País os brasileiros receberam ajuda para retornarem ao Brasil. Muitos brasileiros que estavam no Japão trabalhando mas que perderam seus empregos e/ou não estão conseguindo arranjar, resolveram retornar ao Brasil e estão enfrentando dificuldades de reinserção, readaptação na sua cidade, região ou país de origem, juntamente com os problemas sociais, emocionais, psicológicos e familiares. Brasileiros voltam pro Brasil e não tem nenhum suporte de ajuda.Filhos de dekasseguis retornam ao Brasil e ficam sem nenhuma ajuda de apoio na escola. Sendo que aqui temos toda a ajuda possível quando chegamos no Japão,nossos filhos tem intérpretes nas escolas Japonesas. Nós os dekasseguis já enviamos para o Brasil muita grana, e ao retornar nos sentimos abandonados pelo nosso País.
D Na firma onde eu trabalhava,na época da crise ,foi demitido mais Japoneses do que estrangeiros. Pois o Presidente da firma estava ciente do quanto iria fazer falta a empresa se demitisse os estrangeiros.
^p Onde faço mensalmente o reconhecimento para recebimento do seguro desemprego(Hello Work) sou muito bem atendida, creio que há 3 funcionários que são tradutores e trabalham lá só para atenderem os estrangeiros.
Esses funcionários também estão lá para auxiliar na busca e obtenção de emprego, fazem treinamentos de entrevistas de emprego e informam sobre leis,seguro e regras trabalhistas.
$ Só que também existem muitos estrangeiros folgados, que não procuram se especializar, e nem fazem força para aprender a língua Japonesa.Diante da recessão, as exigências em relação aos dekasseguis para emprego,tornou-se então mais rigoroso. A idade, proficiência em língua japonesa,carteira de motorista tem sido as exigências dos empregadores . Os cursos tem certificados, o material e o curso é inteiramente gratuíto.
No curso além da aprendizagem da lingua Japonesa,também esta incluso várias palestras e visitas a empresas para conhecer o funcionamento das mesmas. Confesso que devido aos cursos que estou participando o meu cansaço é maior do que trabalhar, pois faço 2 cursos e tenho que ir de trem todos os dias, pois fica longe de onde eu moro, mas é compensador, pois tenho aprendido muito, muito mesmo. Espero colher os frutos dessa semente que estou plantando com tanta fé e determinação!
Argentina hein....Goleu de 4 a 1 sobre a Coreia do Sul, essa goleada deixou a Argentina bem perto da vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. (Mas ainda é cedo pro Maradonna ir tirando a roupa) Futebol é uma caixa de surpresas.

4 comentários:

  1. Hoje uma oração para os meus amigos:

    Senhor, Olhai pelo meu amigo!
    Que as pedras sejam removidas do seu caminho,
    Que tenha forças para carregar seus fardos,

    Que encontre coragem para resistir ao mal,
    Que possa ver o amor em todos os seres,
    Que seja abraçado pela lealdade,
    Que encontre conforto e saúde se estiver doente,
    Que seja próspero e saiba partilhar,
    Que tenha paz cobrindo seu espírito,
    Que sua mente obtenha os conhecimentos,
    Que use sabedoria para aplicá-los,
    Que saiba distinguir o Bem do mal,
    Que tenha Fé para manter-se forte na dor.

    SENHOR, Olhai pelo meu amigo!
    Protegei cada passo que ele der,
    Que a cada novo dia ele aceite o novo,
    Que saiba alegremente comunicar novidade,
    Que Vos sinta em todos os momentos
    E que tenha o Vosso colo por toda a Eternidade!
    Amém.

    (desconheço autoria).

    beijooo.

    ResponderExcluir
  2. Japão é realmente um país maravilhoso e que tenda ajudar os estrangeiros na medida do possível, embora alguns não reconheçam...
    Amiga, com certeza com essa disposição e força de vontade vc logo colherá belos frutos!!!
    Meu Deus, eu morria sem saber do apoio do palito!!! ADOREI!!!
    BJUS!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lilian

    Será que vamos ver o Maradona pelado ainda? Socorro!

    Que post sensacional.
    Eu já comentei com vc que tenho um casal de amigos que moram aí. São meus vizinhos em minha cidade. Ele ficou 10 anos solteiro, voltou, casou ( com com a vizinha, rsrs, italiana), tiveram dois filhos aqui e ele voltou. Não aguentou ficar só e ela foi (corajosa) com os dois meninos. Isso já tem mais de cinco anos.
    Aí, ela teve outro japa polaco e parou de trabalhar. É incrível como na crise eles tiveram todo apoio.
    Ela tem subsídio por ter três filhos, fiquei impressionada com isso.
    Bom, ele já tem carteira de motorista, domina a língua e a escrita.(teu post me esclareceu)

    É terrível, ela sempre me diz, e os meninos então, nem querem mais falar em português com ela, rsrs, porque querem que ela aprenda também.

    Agora lendo teu post fiquei sabendo muita coisa que tinha curiosidade.
    Obrigada.

    Que bom que vc está estudando. Tudo vai dar certo, torço por vc.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  4. Lilian, que ótimo texto você postou. Parabéns! Achei incrível saber do incentivo a natalidade, envelhecimento populacional, estimativa de carência de mão de obra estrangeira, apoio do governo, abandono do outro governo, (sorrio tristemente). Legal também você levantar a questão do envio de dinheiro aqui para o Brasil por parte dos dekasseguis. E quanto coragem você está tendo para realizar o seu projeto se valendo do seguro desemprego. Que mal pergunte: sua saúde está melhorando?
    Grande abraço, Lilian, e torço por você!
    E não se preocupe com a Argentina que ainda é cedo para preocupações. (sorrio).

    Jefhcardoso

    ResponderExcluir

Fico feliz com sua visita e seu comentário.Ter você aqui é ter sua presença em forma de palavras!
E ai? O que você tem pra me dizer? Vamos prosear? e que importância tem se as palavras forem repetidas? Só de você estar aqui já me faz feliz!